Sistema (matemática)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Sistema, em Matemática, é um conjunto unido de pelo menos uma lei de composição. Às vezes se diz também, de modo inambiguador, sistema matemático. Porém, quando não houver possibilidade de confusão, ou pelo uso do termo em domínio específico, inambíguo, unívoco, diz-se, tão-somente sistema. Trata-se dum conceito ou definição ingênuos de sistema e a sua apresentação formal requer outro método.

Definição informal[editar | editar código-fonte]

Integração sistêmica[editar | editar código-fonte]

De qualquer forma, depreende-se da definição apresentada que um sistema é também, antes de tudo, um conjunto — um conjunto especial.

Nota-se, de imediato, que esse conceito de sistema em Matemática não conflita com os chamados conceitos não-matemáticos de sistema. Há uma razão também imediata e simples para isso: "todos os sistemas que se possam conceber podem ser, de um modo ou de outro, entendidos como sistemas sob o ponto de vista matemático, ou como sistemas matemáticos". Isso, longe de ser uma assertiva arbitrária infundada, apresenta notável, senão perfeita, consistência integral com as demais idéias que se fazem de sistema.

Sistema (do grego original = σύστημα, gr. transl. systēma, pelo latim systēma), é um conjunto de entidades interativas ou interdependentes, abstratas ou concretas, concebíveis de algum modo, comprovadas ou inferidas, tais que formam um todo integrado. De fato, o conceito de "todo integrado" pode ser estabelecido em termos de um sistema que inclua um conjunto de relações as quais podem ser diferentes em si de um subconjunto de outros elementos, relações aquelas estabelecidas ou estabelecíveis entre quaisquer elementos ou relações internas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.