Sistema Nacional de Áreas de Conservación

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


O SINAC ou Sistema Nacional de Áreas de Conservación é uma dependência do MINAE responsável pela administração dos Parques Nacionais da Costa Rica. Foi criada em 1994 após a fusão do Departamento de Florestas, do Serviço Nacional de Parques e do Departamento de Vida Selvagem, devido a otimização de gerenciamentos.

O valor da preservação do meio ambiente tornou-se importante quando houve um aumento no turismo do país, em meados da década de 1980, forçando os órgãos regionais a protegerem o meio ambiente. Nesse contexto criou-se o Sistema de Integración Centroamericana (SICA) e, inserido neste, a Comisión Centroamericana de Ambiente y Desarrollo (CCAD).

O Sistema Nacional de Áreas Protegidas[editar | editar código-fonte]

O SINAC administra cerca de 160 áreas protegidas, das quais 27% são designadas como parques nacionais. Outras áreas são postas como outras categorias de manejo como refúgios de vida selvagem, reservas biológicas, monumentos nacionais, reservas florestais, pantanal e áreas protegidas.

Todo o território nacional (50,977km²), está sob a jurisdição de 11 grandes Áreas de Conservação que foram criadas em 1998, sendo estas, divisões administrativas do SINAC. Cerca de 25% do território está incluido dentro dos parques nacionais, refúgios e áreas protegidas, inseridas dentro dessas 11 Áreas de Conservação.

As políticas progressivas de proteção ambiental e o ecoturismo sustentável no Sistema de Parque Nacionais da Costa Rica tem sido postas como modelo para outros países. As florestas úmidas, florestas tropicais, áreas marinhas e pântanos da Costa Rica são os principais assuntos de muitas universidades e organizações científicas. O enriquecimento do conhecimento mundial sobre esses habitats é uma contribuição inestimável do Sistema de Parques Nacionais da Costa Rica.

Áreas de Conservação[editar | editar código-fonte]

Localização das áreas de conservação.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]