Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro) é um sistema brasileiro, composto tanto por entidades privadas quanto por órgãos públicos, que tem o papel de exercer serviços relacionados com metrologia, normalização, qualidade industrial e certificação de conformidade. O Sistema foi instituído em 11 de dezembro de 1973 e é composto por um órgão normativo (Conmetro) e outro executivo (Inmetro)[1][2].

Esse Sistema Nacional tem uma estrutura capaz de avaliar e certificar a qualidade dos produtos, dos processos e dos serviços, por meio de uma rede de laboratórios de ensaio e de calibração e de organismos liderados pelo Inmetro. Essa estrutura atende às necessidades do governo, da indústria, do comércio e da população em geral.

Na área da Metrologia Legal, o sistema de defesa do consumidor é largamente difundido, ou seja, o trabalho de fiscalização é considerado de utilidade pública já que atinge mais de 5 mil municípios do Brasil.

Organismos do Sinmetro[editar | editar código-fonte]

Podem ser elencadas como principais organismos componentes do Sinmetro:[1]

  • Organismos de certificação credenciados (OCC), Sistemas da qualidade, Sistemas de gestão ambiental, produtos e pessoal;
  • Organismos de inspeção credenciados (OIC);
  • Organismos de treinamento credenciados (OTC);
  • Organismo Provedor de Ensaio de Proficiência Credenciado (OPP);
  • Laboratórios credenciados – calibrações e ensaios – RBC/RBLE;
  • Institutos Estaduais de Pesos e Medidas, os IPEMs;
  • Redes metrológicas estaduais.

Referências

  1. a b INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL. Sinmetro - Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/inmetro/sinmetro.asp>. Acesso em: 25 nov. 2009.
  2. «Institui o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, e dá outras providências». Consultado em 14 de fevereiro de 2014