Sistema de Gestão Empresarial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com SAP ERP. (desde março de 2013)
Se discorda, discuta sobre esta fusão aqui.

SAP ERP é um software de Gestão Empresarial criado por uma empresa alemã que tem o mesmo nome SAP AG (SAP associação anônima). O significado da sigla é uma abreviação de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung, no idioma alemão, que quer dizer, em português Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.

O nome da empresa era temporariamente uma abreviação de (em alemão) Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung (em inglês: Systems, Applications and Products in Data Processing, em português: Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados). O AG é simplesmente a abreviação de Aktiengesellschaft (sociedade anônima em alemão).1

A Evolução[editar | editar código-fonte]

Conforme o software ia melhorando a empresa lançava novas atualizações e versões dos módulos, a versão R/3 veio destinada a trabalhar no sistema cliente/servidor e por isso trouxe uma grande diferença da versão R/2 que era destinada a mainframe.

A versão R/3 ou SAP R/3 oferece diversas funcionalidades que as grandes corporações necessitam, através dos seus módulos que contem diversas aplicações voltadas às áreas de negócio. Esses módulos atendem as necessidades nas áreas de produção, finanças, vendas e distribuição e recursos humanos.

No Brasil, hoje, o SAP é um sistema bem difundido, utilizado por empresas representativas como a CEMIG, Embraer, Bunge, Usiminas, Petrobras, Copasa, Braskem,MRV Engenharia entre diversas outras grandes empresas.

Suas Características[editar | editar código-fonte]

O SAP R/3 é constituído por processos de negócio baseados em práticas consagradas no mundo dos negócios. O sistema oferece o processamento de informações em verdadeiro tempo real ao longo da empresa onde estiver implementado. Em função da forma que o software é bem configurável ele se torna compatível com todos os seguimentos de negócios e a disponibilidade das informações que ele promove faz dele o software mais bem aceito em todo mundo, se tornando o top entre todos os softwares ERP.

O sistema SAP R/3 é maleável de forma que aceita ser executado em várias plataformas de Hardware. Essa maleabilidade também permite que as telas e relatórios sejam configuradas conforme a necessidade da empresa.

Vários usuários podem alterar informações simultaneamente

Os relatórios e outras transações são atualizados on-line

Suporta a utilização em vários idiomas.

Permite transações em várias moedas.

Possui funcionalidades especificas para cada pais, tais como as legislações vigentes sobre impostos e relatórios governamentais contábeis.

Arquitetura do Sistema[editar | editar código-fonte]

A arquitetura do sistema SAP R/3 é baseada em "three-tier client/servidor" (três níveis - cliente/servidor).

Apresentação - front-end - permite a integração do usuário, aplicativo e banco de dados Aplicação Banco de dados

Ambiente tecnológico[editar | editar código-fonte]

Hardware

BULL, IBM (Intel), HP (Intel), Dell (Intel) e SUN (Intel)

Sistema Operacional

UNIX, Solaris e Windows NT ou superior

Banco de Dados

ADABAS D - DN2 for AIX - INFORMIX - ORACLE

ADABAS D - MS SQL SERVER - ORACLE

Clientes

Windows - todas as versões a partir o 3.11 Macintosh OS/2

Linguagem

ABAP/4, C, C++

SAP para pequenas e médias empresas[editar | editar código-fonte]

SAP Business All-in-One trás soluções pré-configuradas que atende necessidades de várias áreas de atividades fator que possibilita uma rápida implementação com um menor custo.

As características do SAP Business All-in-One possuem um suporte pleno para várias áreas através, pois conta com:

Documentação de negócios para cada setor de atividades; Atende as legislações vigentes em todos os territórios e setores em que a empresa atua; Atende as características específicas do seu setor e fala a sua linguagem e terminologia; Um modelo de implementação que permite repetições;

SAP Business One é voltado para administração de negócios, criado especialmente para empresas de pequeno e médio porte. Ele possibilita às empresas gerenciar suas atividades críticas em todas as áreas, incluindo vendas, distribuição e finanças, tudo através de um sistema único e integrado.

Aplicativos SAP XAPP[editar | editar código-fonte]

O SAP R/3 Também conta com aplicativos que juntamente com o banco de dados utilizado pelo sistema permite que a empresas executem tarefas que otimizam o desempenho dos negócios.

SAP xApp Cost and Quotation Management (SAP xCQM) -- Ajuda as empresas de produção a estimar melhor os seus custos internos e externos e a realizar orçamentos mais precisos.

SAP xApp Emissions Management (SAP xEM) -- Permite às empresas consumidoras de energia e produtoras de dióxido de carbono obedecer aos regulamentos ambientais

SAP xApp Integrated Exploration and Production (SAP xIEP) -- Cria um ambiente operacional para optimizar o ciclo de vida da exploração e da produção, abrangendo toda a extensão da empresa.

SAP xApp Product Definitio (SAP xPD) -- Melhora o processo de desenho e desenvolvimento de novos produtos.

SAP xApp Resource and Program Management (SAP xRPM) -- Melhora dramaticamente a sua capacidade para gerir e executar projetos complexos de TI e de Investigação e Desenvolvimento.

SAP Global Trade Services (SAP GTS) -- Automatiza e dinamiza os complexos processos comerciais transversais e ajuda-o a gerir os riscos do comércio internacional.


Estruturas de mandantes[editar | editar código-fonte]

Mandante é uma unidade autônoma dentro do sistema SAP que separa os registros mestres e seu próprio conjunto de tabelas e dados. Explicando, são núcleos de sistemas SAP R/3 independentes, como se fossem servidores distintos, os quais são utilizados para várias tarefas distintas, como implantação, testes, aprendizado, etc.

Mandante desenvolvimento: Mandante para configurações e desenvolvimento de novas funcionalidades.

Mandante Qualidade: Mandante para testes das funcionalidades e teste das configurações.

Mandante Produção: Mandante para atividades de produção após o GO_LIVE

Mandante SandBox: Mandante para teste e experiência de transações e configurações

Mandante Teste: Mandante para teste das configurações usando dados reais.

Mandante treinamento: Mandante para treinamento dos usuários líderes, chaves e finais.

Mandante Teste de Carga: Mandante para teste de carga

Os módulos[editar | editar código-fonte]

Existem diversos módulos que constituem o SAP R/3, são eles:

  • SAP MM - Material Management
  • SAP WM - Warehouse Management
  • SAP SD - Sales and Distribution
  • SAP FI - Financial Accounting
  • SAP PP - Production Planning and Control
  • SAP HR - Human Resource
  • SAP PS - Project System
  • SAP CO - Controlling
  • SAP QM - Quality Management
  • SAP PM - Plant Maintenance
  • SAP IS - Industry Solutions
  • SAP BW - Business Warehousing
  • SAP RE - Real Estate


Estes módulos podem ser ajustados para se adaptarem às características da empresa de forma que as alterações nos processos práticos da organização sejam minimizadas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]