Sistema de posicionamento dinâmico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
F1 spd.jpg

Sistema de Posicionamento Dinâmico, ou Sistema DP, é um sistema que controla automaticamente a posição e aproamento de uma embarcação por meio de propulsão ativa. Em linhas gerais, corresponde a um complexo sistema de controle de posição dinamica, composto por varias variaveis capazes de tornar seu posicionamento mais preciso (GPS, DGPS, Anemômetros, Giroscópios, Bussolas magnéticas etc.) Seus atuadores para mante-los na posição são (propulsores, thrustes azimutaveis ou fixos, com ou sem controles de velocidade e leme) e um computador central é responsável pela execução das correçoes de posição e pela interface com o operador.

Este sistema é muito utilizado nas operações off-shore da indústria do Petróleo para posicionamento de navios-tanque, navios de prodição e de perfuração e plataformas de petroleo com precisão para trabalhos tais como: perfuração de poços, completaçao e instalação de arvores de natal, mergulho, construção etc.

O sistema de posicionamento dinâmico pode ser absoluto, onde a posição é muito importante sendo mantida em relação a um ponto fixo em terra DGPS, ou relativa a um determinado objeto móvel, tal como um outro navio-tanque ou um equipamento submerso. Também é utilizado para posicionamento de navios num ângulo favorável em relação à direção dos ventos, correntezas e ondulações.

No Brasil, a Petrobras é pioneira na utilização desse tipo de sistema na exploração e produção de petróleo em águas profundas.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sistema de posicionamento dinâmico
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.