Sistema muscular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sistema Muscular do corpo humano

O Sistema Muscular é o conjunto de órgãos (músculos) que nos permite movimento, tanto externo como interno. O sistema muscular dos vertebrados é formado por três tipos de músculo: cardíaco, estriado e liso.

Os músculos estriados são controlados pela vontade do homem, e por serem ligados aos ossos permitem a movimentação do corpo.

Os músculos lisos são involuntários e trabalham para movimentar os órgãos internos (exemplo: movimentos do esôfago).

O músculo cardíaco é um músculo estriado, que move o coração; no entanto, possui como característica não estar sob qualquer controle voluntário, sendo por isso colocado a parte.

O movimento dos músculos é controlado pelo sistema nervoso. Existem mais de 650 músculos no corpo humano. O sistema nervoso recebe as informações do corpo e reage de acordo com elas. Facilmente se percebe que qualquer problema ou alteração existente no corpo afeta o sistema nervoso.

Da mesma forma se queremos um corpo saudável temos de ter um sistema nervoso saudável. E para que o nosso sistema nervoso seja saudável, há que ter um sistema craniossacral saudável e em bom funcionamento. Desta forma quando o sistema craniossacral funciona bem, também o sistema nervoso funciona melhor e dessa forma todo o nosso sistema muscular funciona melhor.

Ver também

Ligações externas