Sistema venoso portal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo discute sobre sistemas venosos portais em geral. Para o sistema envolvendo o fígado, veja sistema porta hepático.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

No sistema circulatório dos animais, um sistema venoso portal ocorre quando um leito capilar drena em outro leito capilar através de veias para ligação a um outro órgão que não seja o coração. Tanto os leitos capilares quanto os vasos sanguíneos que se conectam a eles são considerados parte do sistema venoso portal.

Eles são relativamente incomuns já que a maioria dos leitos capilares drena diretamente no coração e não em outros órgãos. Os sistema venosos portais são considerados venosos porque os vasos sanguíneos que se unem aos dois leitos capilares são veias ou vênulas, porém, pode haver um sistema porta arterial, como no caso do sistema porta arterial dos rins, onde uma arteríola faz a comunicação entre dois leitos.

Os exemplos de sistemas desse tipo incluem o sistema porta hepático e o sistema porta hipofisiário. Quando não especificado, o termo "sistema venoso portal" geralmente se refere ao sistema porta hepático. Por esta razão, o termo "veia porta" geralmente se refere à veia porta hepática.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.