Sivapithecus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaSivapithecus
Sivapithecus.jpg

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Euarchontoglires
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Superfamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Ponginae
Género: †Sivapithecus
Espécies
Sivapithecus indicus

Sivapithecus sivalensis
Sivapithecus parvada

Sivapithecus é um género de primata extinto da subfamília Ponginae, família Hominidae. Os fósseis deste género são datados de 12,5 a 8,5 milhões de anos de antiguidade, do Mioceno, e achados desde o século XIX em Siwalik Hills, no que atualmente é conhecido como Índia e Paquistão. As espécies do género podem ter dado origem aos orangotangos modernos.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Atualmente, são reconhecidas geralmente três espécies. Os fósseis de Sivapithecus indicus datam de aproximadamente 12,5 a 10,5 milhões de anos de antiguidade. S. sivalensis viveu entre 9,5 e 8,5 milhões de anos atrás. Em 1988, foi descrita uma terceira espécie, significativamente maior, denominada S. parvada, datada por volta de 10 milhões de anos de antiguidade.

Em 1982, David Pilbeam publicou uma descrição de um fóssil significativo descoberto: grande parte da face e mandíbula de um Sivapithecus[1] . O espécime apresentava muitas semelhanças com o crânio de um orangotango, o que reforçou a teoria (sugerida previamente por outros cientistas) de que o Sivapithecus está estreitamente relacionado com os orangotangos.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Primatas pré-históricos, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.