SketchUp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
SketchUp
Detalhe de uma armadura em ferro sobre uma parede modelada no SketchUp.
Detalhe de uma armadura em ferro sobre uma parede modelada no programa
Desenvolvedor Trimble (incialmente @Last Software e posteriormente Google)
Versão estável 2013 (22 de maio de 2013; há 61 semanas e 5 dias)
Idioma(s) 16 Idiomas
Sistema operacional Windows 7, Windows Vista, Windows XP e Mac OS X (10.4 ou superior)
Gênero(s) Modelagem 3D
Licença Proprietária
Página oficial http://sketchup.com

SketchUp é um software proprietário para a criação de modelos em 3D no computador. Foi originalmente desenvolvido pela At Last Software(@last software), uma empresa estadunidense com sede em Boulder, Colorado, a qual foi adquirida pela Google, como anunciado a 14 de Março de 2006. Em 2012 Trimble Navigation adquiriu o programa. O SketchUp está disponível em duas versões: a versão profissional, Pro, e a versão gratuita, Make, (para uso privado, não comercial). No site em inglês do SketchUp, você encontra para download a versão 2013 em inglês do software.

O programa está disponível nas plataformas Windows e Macintosh.

O SketchUp para Windows não permite a abertura de mais de um arquivo em uma mesma sessão do programa. Se quiser usar dois arquivos abertos (para copiar e colar objetos entre eles, por exemplo), você precisa abrir outra sessão do SketchUp, clicando duas vezes sobre o ícone do programa (como se fosse
iniciar o programa novamente). No Macintosh, o SketchUp permite o uso de mais de um arquivo na mesma sessão. Para alternar entre os arquivos em um Mac, basta usar o menu Window.[1]

Usuários[editar | editar código-fonte]

O programa, que pode ser baixado gratuitamente, é um produto do grupo Google extremamente versátil e muito fácil de usar. Pode ser usado por qualquer atividade profissional que necessite desenvolver rascunhos de produtos tridimensionais. Muito utilizado na área de Arquitetura, devido a sua facilidade de modelagem de estudos de formas e volumes tridimensionais, o software é muito utilizado também por Designers de Móveis, Desenhistas Técnicos, Engenheiros Civis, Engenheiros Mecânicos, Designers de Produtos, Escultores, Game Designers, e diversas outras profissões relacionadas aos trabalhos que necessitem visualizações em 3D. O SketchUp é utilizado principalmente para criar facilmente estudos iniciais e esboços (daí também o seu nome: "Sketch" que significa esboço em inglês) de modelos ou maquetes em 3D, eliminando assim muitas vezes a necessidade da execução de modelos ou maquetes fisicas (feitas com de massa modelagem, barro, cartolina, papel, acetato, acrílico, etc.). O resultado é um modelo que pode ser usado para gerar animações (arquivo digital AVI) ou [Imagem_digital|imagens em formatos digitais (JPG,PNG, GIF, BMP, TIF, etc.]] de qualquer ângulo de perspectiva que se deseje. Assim, por ser um programa que esboça modelos volumétricos, muitos artistas utilizam o SketchUp na fase inicial de seus trabalhos, quando ainda têm a liberdade de alterar as formas, as cores e os volumes. O SketchUp permite-lhes alterar o modelo de forma simples e rápida, para então verificar as consequências dessas alterações no resultado final.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta para a apresentação de modelos tridimensionais. Uma vez desenhado o modelo, é possível exportá-lo através da versão PRO para outros formatos (2D e 3D), como DWG, DXF, 3DS, OBJ, XSI ou VRML para dar continuidade ao projeto do desenho preliminar.

Plug-ins[editar | editar código-fonte]

Foram desenvolvidos vários plug-ins destinados a várias funções, onde pode-se destacar a importação e exportação de dados em SketchUp, dentre outras.

Aplicação do SketchUp para a engenharia mecânica.

Google-Earth[editar | editar código-fonte]

O plug-in para o Google Earth, que já foi incorporado ao programa na versão 7, permite a criação de modelos em 3D em SketchUp para implantação posterior numa localização à escolha no Google Earth. Torna-se assim possível visualizar o modelo arquitetônico criado em SketchUp diretamente no seu meio ambiente (em Google Earth). Os modelos podem ser gravados num ficheiro no formato KMZ ou KML, o que facilita o manuseamento. Estes ficheiros podem então ser enviados por E-mail ou colocados numa página internet, por exemplo. Assim que alguém abra o ficheiro, o computador inicia o Google Earth, que "voa" diretamente para o local onde se encontra o modelo.

SketchyPhysics[editar | editar código-fonte]

O Plug-in SketchyPhysics é destinado a realizar simulações físicas utilizando equações newtonianas (de maneira simples e rápida) com objetos criados no SketchUp. Também permite interações em tempo real entre o usuário e os ambientes virtuais criados por meio de teclado, mouse e também joysticks.

MicroStation[editar | editar código-fonte]

Com este plug-in, que foi desenvolvido pela Bentley Systems, Inc, os utilizadores do Microstation podem abrir ficheiros de formato SKP (o formato nativo do SketchUp) e gravar em seguida os modelos no formato DNG. Para além disso, é possivel aos utilizadores Bentley fazer a descarga de modelos do 3D-Warehouse diretamente no Microstation.

O plug-in está disponível na página internet do SketchUp aqui em inglês.

ArchiCAD[editar | editar código-fonte]

O plug-in para o ArchiCAD foi desenvolvido pela Graphisoft e permite aos utilizadores de ArchiCAD a leitura de modelos SketchUp. Este Plug in permite o importe dos modelos em 3D do SketchUp no ArchiCAD, para o desenho detalhado em CAD de arquitetura no ArchiCAD.

Está disponível em várias línguas: Inglês, Alemão, Francês, Espanhol e Japonês.

O plug-in está disponível na página internet do SketchUp aqui em inglês.

VectorWorks[editar | editar código-fonte]

As versões mais recentes (v2008 em diante) do VectorWorks são capazes de importar o formato SKP. Para utilizadores da versão 12 do VectorWorks Architect, VectorWorks Landmark, VectorWorks Spotlight ou VectorWorks Designer é possível instalar um plug-in gratuito desenvolvido pela NNA:

Esquema para comparação de tamanhos de mídias para vídeo.

Personalização com Ruby Script[editar | editar código-fonte]

O Ruby Script é uma linguagem que permite a programação do SketchUp. Existe no SketchUp desde a versão 4. Com esta ferramenta, os usuários podem automatizar tarefas rotineiras, repetitivas ou complexas (o mesmo conceito das Macros). Podem ser criadas novas entradas no menu ou botões para ativar estes scripts. Existem vários scripts com as mais diversas funcionalidades acessíveis para a descarga na Internet.

Versão gratuita[editar | editar código-fonte]

Pouco depois da aquisição pela Google, foi anunciada a versão gratuita do SketchUp, o Google SketchUp. Esta versão é apenas para o uso privado ou educacional e tem em contraste com a versão profissional algumas limitações, entre as quais:

Inicialmente a versão gratuita não continha o módulo de funções de modelagem de terrenos, não permitia a impressão ou o exporte de imagens bitmap com resolução superior à resolução do ecrã e não permitia o exporte de animações .AVI ou .MOV. Estas limitações já não existem.

A partir da versão 7 foi incluso o ajuste "Location" no painel "Model Info" da versão gratuita. Na versão gratuita 7.1 foi retirada a capacidade de importar arquivos DWG e DXF o que pode ser contornado com a instalação de um plug-in [2] que não é disponível para a versão 8.

A versão gratuita está disponível em: [1]

Viewer[editar | editar código-fonte]

O formato nativo do SketchUp é o *.skp e este formato tem vindo a receber o suporte de outras plataformas (ver secção Plug-ins). Para visualizar ficheiros *.skp não é todavia absolutamente necessário deter uma licença do SketchUp. Qualquer pessoa pode abrir e observar ficheiros SKP desde que instale o Viewer do SketchUp, que está disponível gratuitamente na página da SketchUp. O viewer está disponível em versão Windows e em versão MAC aqui. O viewer é relativamente pequeno (não mais de 4 MB), podendo ser enviado por e-mail. Após a instalação do viewer, os modelos podem ser abertos e visualizados de qualquer ângulo, não sendo no entanto possível fazer alterações ao modelo.

Renderização[editar | editar código-fonte]

Como todo bom software de maquetes eletrônicas e realidade virtual, o Sketchup também possui seus meios para renderizar uma imagem, criando assim, cenas com qualidade foto-realística. Existem diversos softwares complementares que atuam junto a ele e acrescenta esse recurso. Dentre eles, podemos destacar:

  • V-ray, é instalado anexo ao programa, sendo manipulado na mesma janela de modelagem e com sistema mais complexo mas com a melhor qualidade final de imagem;
  • Su Podium, também utilizado na janela atual do Sketchup, porém com um mecanismo mais simples e fácil de utilizar;
  • Kerkythea, software instalado independente do Sketchup e com plugin para importação de modelos tipo .skp, sua dinâmica também é complexa;
  • Artlantis Studio, independente e com opcional plugin para o Sketch Up, utilizado por vários outros programas também, suas ferramentas são mais fáceis de serem interpretadas e utilizadas.
Perspectiva interna de uma residência renderizada no Kerkythea.

Fóruns de usuários[editar | editar código-fonte]

A página da SketchUp aloja um conjunto de fóruns de colaboração entre usuários do SketchUp. Qualquer pessoa, desde que se registe, pode colocar questões e partilhar experiências com usuários de todo o mundo. Os fóruns permitem aos usuários não apenas deixar as suas perguntas mas também ficheiros SketchUp ou jpg e outros, para ilustrar o trabalho ou problemas dos usuários. Existem fóruns dedicados a diversos temas: um fórum para usuários profissionais, fórum para usuários de língua alemã, para discutir o Ruby Script, para discutir o uso do SketchUp no GIS, para discutir o uso do SketchUp na educação, um fórum para discutir materiais e componentes, etc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • 3D Warehouse - Um depósito de modelos SketchUp acessiveis gratuitamente, através das ferramentas "Get Models" e "Share Models" que se encontram na barra de ferramentas Google (do SketchUp).
  • Sketchy Physics - Plug-in destinado a realizar simulações físicas em tempo real (utilizando equações newtonianas).

Referências[editar | editar código-fonte]

Bibliografia
  • Gaspar, João Alberto da Motta. Google SketchUp Pro 8 passo a passo (em português). São Paulo: [s.n.], 2010. ISBN 978856145305-3

Páginas de Internet[editar | editar código-fonte]