Skid Row

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Skid Row (banda))
 Nota: Para a banda irlandesa de blues-rock, veja Skid Row (banda irlandesa).
 Nota: Para outros significados, veja Skid Row (desambiguação).
Skid Row
Skid Row
Skid Row E-D: Rachel Bolan, Johnny Solinger e Scotti Hill em 2008.
Informação geral
Origem Toms River, Nova Jérsei
País Estados Unidos
Gênero(s) Heavy metal, hard rock, glam metal
Período em atividade 1986-atualmente
Gravadora(s) Atlantic Records (1988-1996)
Skid Row Records (2002-2005)
SPV Records (2005-atualmente)
Integrantes Rachel Bolan
Rob Hammersmith
Scotti Hill
Dave Sabo
Erik Grönwall
Ex-integrantes Rob Affuso
Sebastian Bach
Matt Fallon
Dave Gara
Tony Harnell
Charlie Mills
Johnny Solinger
Phil Varone
Jim Yuhas
ZP Theart
Página oficial www.SkidRow.com

Skid Row é uma banda de rock formada em 1986 em Toms River, Nova Jérsei. Obteve grande popularidade no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Lançou cinco álbuns, um EP, um álbum de compilação, além de um álbum ao vivo. Tornou-se popular com os seus dois primeiros álbuns, Skid Row e Slave to the Grind, onde a banda gravou em sua formação clássica, composta por: Sebastian Bach (vocais), Dave "The Snake" Sabo (guitarra), Scotti Hill (guitarra), Rachel Bolan (baixo) e Rob Affuso (bateria). A banda lança Subhuman Race em 1995, em e 1996 Sebastian Bach sai da banda. Mesmo com a formação mudada, o Skid Row fez posteriormente Thickskin e Revolutions per Minute. A formação atual compõe-se de: Sabo, Hill, Bolan, ZP Theart (vocal) e Rob Hammersmith (bateria), a banda foi três vezes top 10 nos EUA, além de ter vendido cerca de 25 milhões de discos pelo mundo.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

O Skid Row foi formado 1986 em Toms River, por Dave Sabo (guitarra) e Rachel Bolan (baixo). Mais tarde, Scotti Hill na guitarra e Rob Affuso a bateria, e depois Sebastian Bach (vocais) substituindo Matt Fallon.[2] De início a banda fez shows em diversos clubes no leste dos Estados Unidos. O nome foi comprado por cerca de 35 mil dólares de uma banda de rock irlandesa, surgida em 1967, que gravou dois álbuns, em 1970 e 1971, um de seus integrantes foi Gary Moore que tocou com o grupo Thin Lizzy.

Skid Row[editar | editar código-fonte]

Já no ano seguinte, 1987, a banda começa a ganhar prestígio e Jon Bon Jovi, outro roqueiro líder da famosa banda Bon Jovi, também de Nova Jérsei, amigo de infância de Dave "The Snake" Sabo, consegue arranjar um contrato com a gravadora Atlantic Records para a banda. O álbum de estreia do grupo viria em 1989 com o mesmo nome da banda. Este disco trouxe dois grandes hits do ano, "18 and Life" e a balada "I Remember You".[3]

Após dois anos e meio de inatividade é lançado Slave to the Grind. O álbum mostra o talento do grupo, muito mais voltado para o heavy metal mas ainda com muita influência de hard rock, traz composições como "Monkey Business", "Quicksand Jesus", "Slave to the Grind", "In a Darkened Room" e a balada "Wasted Time". Slave to the Grind chamou bastante atenção, já que foi o primeiro álbum de metal a estrear no topo na parada da Billboard. Neste mesmo ano a banda abriu os concertos da turnê Use Your Illusion do Guns N' Roses nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

No ano seguinte (1992), é lançado o EP B-side Ourselves, com cinco covers, canções como "Little Wing" de Jimi Hendrix e "Psycho Terapy" dos Ramones. Rob Halford participou na canção "Delivering The Goods". Colhendo elogios, fãs e prestígio, o Skid Row foi uma das bandas mais bem sucedidas do início dos anos 1990. A banda se apresentou no Brasil, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, nos dias 11 e 12 de agosto de 1992. No mesmo ano a banda se apresentou na 3ª noite do Hollywood Rock; na Praça da Apoteose.

Sebastian Bach ex-vocalista da banda

Em 1995, é lançado Subhuman Race, totalmente diferente dos anteriores. Destaque para "My Enemy", "Into Another" e "Breaking Down" (que aparece no filme Anjos Rebeldes). Ainda é lançado, no mesmo ano no Japão, o disco ao vivo Subhuman Beings on Tour. Após todo aquele prestígio mencionado ter ido por água a baixo graças ao grunge de Seattle, e sem apoio da mídia e da MTV, Subhuman Race não teve boa repercussão, e em 1996 o vocalista Sebastian Bach é expulso da banda por divergência de opiniões, um suposto final para o Skid Row foi um concerto desastroso no Brasil. Segundo Bach, depois deste concerto, onde teve muitas vaias, ele nunca mais teve contato com a banda.

Já em 1998, Sebastian Bach volta com um álbum solo, Bring Em Bach Alive. Trazendo cinco canções novas de estúdio e onze antigas, gravadas ao vivo em um concerto em Tóquio. Nesse trabalho Sebastian Bach é acompanhado por Richie Scarlet e Jimmy Flemion nas guitarra, Larry no baixo, e Mark Mconnell na bateria. Apesar de ter vendido menos que qualquer disco do Skid Row, Bring Em Bach Alive agradou os fãs e a crítica.

Paralelamente ao projeto de Sebastian Bach, é lançada a coletânea Forty Seasons com 16 faixas. Inexplicavelmente ficaram de fora "Wasted Time" e "In a Darkened Room", apesar desse lapso, traz um bom repertório, com destaque para duas canções inéditas "Forever" (bem hard rock na linha do primeiro trabalho) e "Fire in the Hole" (mais pesada como no segundo álbum).

Sem o seu vocalista original, o Skid Row foi reformulado pelos guitarristas Scott e Snake e pelo baixista Rachel Bolan, que se juntaram ao vocalista Johnny Solinger e ao baterista Charlie Mills em uma turnê com o Kiss pelos EUA. Charlie foi logo substituído por Phil Varone. Com esta formação lançaram o single chamado "Thick Is The Skin" e saíram em turnê com o Tesla, Vince Neil e Jackyl. Inegavelmente foi influenciado pela banda Van Halen.

No início de 2010 Dave Gara deixou o Skid Row e foi substituído por Rob Hammersmith e, em 2014, Johnny Solinger foi substituído por Tony Harnell (TNT) nos vocais.[4] Posteriormente, após a saída precoce de Tony, ZP Theart, antigo vocalista da banda DragonForce, foi anunciado como o novo vocalista da banda, em janeiro de 2017, que permaneceu na banda por 6 anos. O guitarrista Dave “Snake” Sabo explicou – de maneira vaga – o que levou à decisão:

“Chegou a um ponto em que a situação meio que nos forçou tomar uma decisão. Algo ainda não estava funcionando corretamente"

Em Março de 2022, a banda anunciou Erik Grönwall anunciou como o seu novo vocalista, substituindo ZP Theart, vencedor de reality show Swedish Idol (a versão sueca do famoso American Idol), em que cantou “18 And Life”.

Membros[editar | editar código-fonte]

Membros atuais
  • Dave "The Snake" Sabo - guitarra solo, guitarra rítmica, backing vocals (1986–presente);
  • Rachel Bolan - baixo, backing vocals (1986–presente);
  • Scotti Hill - guitarra solo, guitarra rítmica, backing vocals (1987–presente);
  • Rob Hammersmith - bateria (2010–presente);
  • Erik Grönwall - vocal (2022–presente);

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

zsa
Dave "snake"

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
1990 American Music Awards Novo Artista de Hard Rock Favorito Venceu
1990 American Music Awards Álbum de Metal/Hard Rock Favorito Indicado

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 16 de maio de 2013. Arquivado do original em 22 de fevereiro de 2014 
  2. Radio Rock (26 de fevereiro de 2019). «Guitarrista do Skid Row descarta reunião com Sebastian Bach». Consultado em 2 de janeiro de 2020 
  3. Omelete (16 de julho de 2009). «Skid Row volta ao Brasil». Consultado em 2 de janeiro de 2020 
  4. Roadie Crew (9 de fevereiro de 2018). «SKID ROW: Novo capítulo se aproxima». Consultado em 2 de janeiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]