Skinfaxi e Hrimfaxi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Skinfaxi)
"Nótt" por Peter Nicolai Arbo.

Na mitologia nórdica, Skinfaxi e Hrimfaxi são os dois cavalos de Dagr (dia) e Nótt (noite). Os nomes de Skinfaxi e Hrimfaxi são bahuvrihi, que significam "juba brilhante" e "juba de gelo", respectivamente. Skinfaxi puxa a carruagem de Dagr pelo céu todos os dias e sua juba iluminou o céu e a terra abaixo.[1]

Um problema geral com a mitologia nórdica é a falta de fontes escritas e confiáveis. Escandinávia é uma área com enorme impacto das transformações geológicas com as principais chances na estrutura de resoluções. O artefato de Tundholm é um dos mais fortes de prova para a mitologia da Skinfaxi.

O mito da Skinfaxi é acreditado tendo origens na religião nórdica da Idade do Bronze, para a qual há fortes evidentes sobre as crenças envolvendo um cavalo puxando o sol através do céu. A carruagem solar de Trundholm é puxada por um único cavalo, e foi imaginada para ser puxada de volta do oeste para o leste do céu por um segundo cavalo. Relacionados são Arvak e Alsvid, os cavalos da carruagem de Sól, que são um grupo de dois cavalos que puxam uma única carroceria.

Referências

  1. Byock (2005:19).

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Byock, Jesse (2005). The Prose Edda (em inglês). [S.l.]: Penguin Classics. ISBN 0-14-044755-5 

Ver também[editar | editar código-fonte]