Skye Sweetnam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Skye Sweetnam

Skye Sweetnam com a camará
Informação geral
Nome completo Skye Alexandra Sweetnam
Nascimento 5 de maio de 1988 (35 anos)
Origem Bolton, Ontario, Canada
País  Canadá
Gênero(s) Rock moderno
Pop punk
Pop rock
Power pop
Teen pop
Rock alternativo
Instrumento(s) Vocal, Guitarra, Piano
Período em atividade 2003 - atualmente
Gravadora(s) Capitol Records (2002–2007)[1]

EMI (2002–presente)

Página oficial Site oficial

Skye Alexandra Sweetnam (nascida em 5 de maio de 1988) é uma cantora e compositora canadense. Skye veio para o cenário musical em 2003 com o lançamento de seu primeiro single "Billy S.". Mais de um ano depois, o seu primeiro álbum, Noise from the Basement, foi lançado, incluindo então, os singles "Tangled Up In Me" e "Number One". Sweetnam é também conhecida por cantar os temas das séries Radio Free Roscoe, The Buzz on Maggie e Wayside. Em 2006, ela foi nomeada na categoria "Nova Artista do Ano" no Juno Awards. O seu segundo álbum foi lançado em 30 de outubro de 2007, com o nome Sound Soldier.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Skye nasceu dia 5 de maio de 1988, filha de Deirdre e de Greg Sweetnam. Ela foi batizada com o nome da Ilha Skye, na Escócia. Junto à sua irmã Aurora e o seu irmão Cameron, Sweetnam foi nascida e criada na pequena cidade de Bolton (Ontario), onde ela estudou dança e canto desde a infância. Ela começou a cantar aos 5 anos, performando para os familiares e para os amigos. Através deles, ainda jovem, ela decidiu escrever músicas, e gravou uma música demo com a ajuda de uma escola de música local, em Bolton. Sweetnam também era uma ótima estudante na escola Mayfield Arts, em Brampton (Ontario), onde aprendeu a interpretar.

Noise from the Basement (2003-2005)[editar | editar código-fonte]

Ela trabalhou com o produtor e instrumentista, James Robertson. Juntos, Robertson e Sweetnam trabalharam com o que depois foi chamado de Noise from the Basement, seu primeiro álbum, gravado pela Capitol Records e pela EMI. O single "Billy S." apareceu em julho de 2003, sobre a trilha sonora do filme How to Deal (No Brasil, Meu Novo Amor), e rapidamente, arrancou no Canadá. Mais dois singles foram lançados em sua estréia e subiram moderadamente sobre os charts. Em 2004, Sweetnam correu em turnê pela Europa e América do Norte, fazendo a abertura dos shows de Britney Spears na turnê Onyx Hotel Tour, embora suas performances tenham sido suspensas, devido a lesão no joelho de Spears. No início de 2005, o álbum foi relançado com um DVD.

Várias Trilhas (2005-2007)[editar | editar código-fonte]

Skye finalmente ganhou uma maior dimensão com uma multidão jovem, fazendo temas de músicas de televisão para as crianças e adolescentes, tais como The Buzz On Maggie, Wayside e Radio Free Roscoe, o último do qual ela estrelou também, como convidada especial, para um episódio. Sweetnam, em seguida, participou de cinco álbuns da Disney: Radio Disney Jingle Jams, Radio Disney Jams Vol. 8, DisneyMania 3, DisneyRemixMania, DisneyMania 4.

Em 2006, Skye atuou como a voz cantada por Barbie em The Barbie Diaries (O Diário da Barbie, no BR). Em 2006, ela gravou a canção Boyhunter em simlish em outubro de 2006, para o lançamento do The Sims 2: Pets. Sugar Guitar foi apresentada no comercial Zellers, para a temporada 2007 de volta para a escola. Foi também a 9° faixa no Love For Nana - Only 1 CD de Tributo para o quadrinho japonês Nana. Tim Armstrong e Sweetnam liberaram o single "Into Action" em março de 2007.

Sound Soldier (2007-presente)[editar | editar código-fonte]

Em 30 de agosto de 2007, Sweetnam performou a festa de lançamento do CD, sua primeira apresentação desde a sua performance ao vivo no Sea World em agosto 2005, e sua primeira performance ao vivo com a sua nova banda. Ela performou seu novíssimo material, incluindo "Boyhunter", sua versão de "Into Action", "Make-out Song", "Ghosts", e "Music Is My Boyfriend". Todas as canções são incluídas em seu segundo álbum, Sound Soldier, que ela descreve como "Nine Inch Nails misturado com Britney Spears". O álbum, originalmente, era para ter sido lançado na primavera, mas a Capitol Records empurrou o álbum de volta, parcialmente devido a re-estruturação a partir de sua fusão com a Virgin Records. A empresa-mãe EMI disponibilizou o álbum em 30 de outubro de 2007 somente no Canadá, com o single líder "Human". Sweetnam fez a abertura do vencedor do Canadian Idol, Kalan Porter, em sua turnê de 2007. Ela então começou a fazer parte da turnê School Rocks Canada Tour e, em seguida, fez uma turnê com Faber Drive entre outubro e novembro de 2007.

O álbum foi lançado no Japão em 14 de fevereiro de 2008, como afirmou em sua página do MySpace, no álbum também tinha o bônus track "Girl Like Me".

Em um recente vídeo que ela postou em sua página no Youtube, "Skye Plays Dress Up 2.- Princess Purple", ela mostrou partes de duas novas canções ainda não lançadas, intituladas de "Heartbreak" e "Boomerang".

O vídeo da música "Human" foi nomeada para o MuchMusic Video Awards 2008 de Melhor Cinematografia, mas perdeu para o vídeo "She's So Sorry" da banda Hedley.

Atualmente, faz parte de uma banda de rock chamada Sumo Cyco, sob o nome Sever.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Role Notas
2004 Radio Free Roscoe Sydney DeLuca 1 Episódio: "The Bad Boy"
2006 The Barbie Diaries Barbie "voz cantada"

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Posições nas paradas musicais
EUA JAP
2004 Noise from the Basement
  • Primeiro álbum de Estudio
  • Lançamento:
    21 de Setembro de 2004 (Canada/EUA)
    10 de Novembro de 2004 (Japão)
124
15
2007 Sound Soldier
  • Segundo álbum de Estúdio
  • Lançamento:
    30 de Outubro de 2007 (Canada)
    14 de Fevereiro de 2008 (Japão)
161

Álbum com Sumo cyco

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Álbum CAN CAN Digital[2] EUA EUA vendas EUA M/S
2003 "Billy S." Noise from the Basement 15
2004 "Tangled Up in Me" 39 37
2005 "Number One"
2007 "Human" Sound Soldier
2008 "(Let's Get Movin') Into Action"(participação de Tim Armstrong)
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Skye Sweetnam

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Skye Sweetnam
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Skye Sweetnam