Slam Dunk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Seção não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Novembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Slam Dunk
スラムダンク
(Suramu Danku)
Gênero Ação, Comédia, Esportes
Mangá
Autor Takehiko Inoue
Editora(s) Japão Shueisha
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Conrad
Revista Weekly Shōnen Jump
Data de publicação Setembro de 1990 – Junho de 1996
Volumes 31 (Lista de Volumes)
Anime
Direção Nobutaka Nishizawa
Estúdio Toei Animation
Exibição original 16 de outubro de 1993 – 23 de março de 1996
Emissoras de TV Japão Animax
Japão TV Asashi
Emissoras lusófonas Brasil Animax
Nº de episódios 101
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Slam Dunk (スラムダンク?) é um mangá escrito e ilustrado por Takehiko Inoue. De sucesso muito grande, foi um dos veículos que difundiu o basquete entre os japoneses, misturando ação, humor, romance e aventura. A versão brasileira é composta por 31 mangás publicados pela editora Conrad.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Slam Dunk, além de ser uma história esportiva, contém várias faces de comédia, romance e ação. Sakuragi Hanamichi (personagem principal) passa por várias situações "normais" como aluno do 1º ano do colegial em um novo colégio, o Shohoku. Ao apaixonar-se por uma garota que admira o basquete (Haruko), Sakuragi entra no time do colégio para conquistá-la. De início, passa por sérios problemas com a adaptação ao esporte, já que, apesar de possuir uma força física impressionante, não possuía habilidade na prática.

Sakuragi não é só um jogador de basquete. Com a continuidade da história pode-se perceber que ele possui sentimentos, tornando-se também exemplo de determinação e perseverança.

O Shohoku passa a contar com um elenco de ouro com o passar do tempo, e o sonho de conquistar o título nacional torna-se mais próximo do que nos anos anteriores, quando o time não possuía muita expressão.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Criado pelo mangaká Takehiko Inoue (o mesmo autor do mangá Vagabond), este é um mangá bem sucedido nos anos noventa, sustentou a "Era de Ouro" da revista Weekly Shōnen Jump como um dos três melhores com Dragon Ball e Yu Yu Hakusho, e contribuiu bem para difundir o basquete no Japão. A série completa é composta de 31 volumes. No ano 2004, ultrapassou 120 milhões de vendas apenas no Japão, considerado o 4º manga mais vendido da Weekly Shōnen Jump, e o 2 mais vendido de porcentagem de vendas por volume, afinal séries como One Piece (300 milhões de cópias, 72 volumes), Dragon Ball (150 milhões de cópias, 42 volumes) e Kochikame (145 milhões de cópia, 168 volumes) tem em média, respectivamente, 4,16, 3.57 e 0.83 milhões de cópias por volume, enquanto Slam Dunk (120 milhões de cópias, 31 volumes) tem em média 3,87 milhões de cópias por volume.

Slam Dunk chegou ao Brasil em junho de 2005 pela Conrad. Com um total de 31 volumes, foi lançado mensalmente. Slam Dunk terminou sua publicação em dezembro de 2007.

Anime[editar | editar código-fonte]

Foi composto por 101 episódios exibidos na TV Asahi. Produzido pelo estúdio Toei Animation e dirigido por Nobutaka Nishizawa. Foi exibido pela primeira vez em 6 de outubro de 1993 a 23 de março de 1996 pela TV Asahi e mais tarde pela Animax. O anime segue o enredo do mangá, mas, não mostra os jogos do Torneio Nacional. E além disso, foram lançados quatro OVAs, mostrando histórias paralelas da série de TV.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Sakuragi Hanamichi (桜木花道)

Hanamichi, no início da série, era apenas um membro de gangue estudantil, tentando sair com várias garotas, mas sempre acabando rejeitado. Até o dia em que se apaixona por Haruko, uma jovem fanática por basquete. Isso o leva a entrar no time de basquete do colégio Shohoku, só para chamar a atenção dela. Só que ele nunca praticou esse esporte antes, por isso terá muito a aprender, se quiser se tornar o "jogador genial" que pensa que é. É reconhecido pelo seu cabelo vermelho. Inspirado em Dennis Rodman, lendário jogador da NBA, Sakuragi tem grande talento para os rebotes e no jogo tem a função de Ala-Pivô.(defensor que também pode atacar).

Akagi Haruko (赤木晴子)

É a irmã mais nova de Takenori Akagi. Doce, gentil, de bom coração, tem uma personalidade alegre, sempre pronta para animar seus amigos e companheiros, especialmente Takenori e Hanamichi. É apaixonada por Rukawa Kaede. Descobriu que Hanamichi leva jeito para basquete após um pulo alto do mesmo.

Akagi "Gori" Takenori (赤木剛憲/ ゴリ)

O irmão mais velho de Haruko. É o capitão do time. Seu maior sonho é fazer do Shohoku o campeão nacional, bem alto e para alcançar esse objetivo fará tudo o que for necessário. Anos de prática fizeram dele um grande jogador. Inspirado em Patrick Ewing, lendário jogador da NBA, Akagi tem a posição de Pivô (defensor).

Rukawa Kaede (流川楓)

Ele é o melhor da equipe, sabendo atacar de forma excelente e acertar arremessos de qualquer lugar da quadra. Um garoto tratante e talentoso no basquete, apesar de ser muito frio e distante. Conhece Hanamichi depois de bater em uma gangue que o acordou, esse grupo havia marcado com o Sakuragi que quando chega ao local vê todos derrotados por Rukawa. Ele vive reclamando de Hanamichi, achando ele um idiota e fanfarrão. O hobby de Rukawa é dormir, o que faz toda hora, até mesmo enquanto anda de bicicleta. Inspirado em Michael Jordan, o maior jogador de basquete da história, Rukawa é o Ala do time.

Miyagi Ryōta (宮城リョータ)

É o melhor amigo de Hanamichi no time, apesar de terem algumas discussões. Entrou na equipe interessado na ajudante do treinador, Ayako. É um jogador de baixa estatura, e extremamente veloz. Mas perde a concentração se Ayako diz algo para ele. Ryota tem a posição de Armador (cérebro organizador) do time, posição geralmente destinada ao mais baixo do time.

Mitsui Hisashi (三井寿)

Apesar de poder se mudar para outros colégios, já que no ginásio foi o MVP (Jogador mais valioso - no caso ginasial) do torneio nacional, preferiu ficar no Shohoku por admirar o treinador, Mitsuyoshi Anzai. Infelizmente, um ferimento o fez sair do esporte. Frustrado em seus sonhos, acabou virando líder de gangue. Brigou com Ryota, deixando-o hospitalizado por muito tempo. Nessa briga, Mitsui perdeu dois dentes. Buscando vingança, logo foi brigar com Miyagi novamente. Dessa vez a luta acabou envolvendo todo o time. Ao se reencontrar com Anzai, arrependeu-se amargamente de suas ações, e decidiu voltar para o time do colégio Shohoku. Inspirado em Larry Bird, lendário jogador da NBA, Mitsui tem a posição de Ala-Armador e é um grande arremessador, principalmente da linha dos 3 pontos.

Anzai Mitsuyoshi (安西光義)

Ele é o treinador do colégio Shohoku, e um dos melhores do Japão. Participou da Seleção Japonesa de Basquete quando jovem. É calmo, não gostando de falar muito. Isso esconde o grande estrategista que é, conseguindo reverter um placar desfavorável ao alterar peças-chave no seu time. No passado, quando treinava times universitários, era conhecido como "o demônio dos cabelos brancos".

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Abertura[editar | editar código-fonte]

  • Kimi ga Suki da to Sakebitai - BAAD (episódios 01 ao 61)
  • Zettai ni Daremo - ZYYG (episódios 62 ao 101)

Encerramento[editar | editar código-fonte]

  • Anata Dake Mitsumeteru - Ooguro Maki (episódios 01 ao 24)
  • Sekai ga Owaru Made wa - Wands (episódios 25 ao 49)
  • Kirameku Toki ni Torawarete - Manish (episódios 50 ao 81)
  • My Friend - Zard (episódios 82 ao 101)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]