Slaviansk do Kuban

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Slaviansk.
 Nota: Para outros significados para esse nome, veja Kuban (desambiguação).
Slaviansk do Kuban
Славянск-на-Кубани

Placa na entrada de Slaviansk
País Rússia
Região Krai de Krasnodar
População (2010) 64,9 mil habitantes
Website http://cityslav.ru
Cidade da Rússia Rússia
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Slaviansk do Kuban

Slaviansk do Kuban (Slaviansk-na-Kubani) é uma cidade da Rússia, o centro administrativo de um raion do Krai de Krasnodar. A cidade é localizada a um dos braços da delta do rio Kuban, à linha ferroviária Timachevsk-Krimsk.

História[editar | editar código-fonte]

Slavyansk originou-se na Idade Média como uma Copa ou Coparia, um posto avançado de comércio genovês controlado pela família Ghisolfi e foi uma das colônias genovesas mais importantes na área do Mar Negro.[1]

Após a queda do poder genovês na região Pontic, o local foi abandonado até 1747, quando o canato da Crimeia ergueu um pequeno forte, conhecido em fontes russas como Kopyl. Anos depois, com a conquista da Península de Taman pelo Império Russo, o forte tártaro deu lugar ao stanitsa cossaco de Kopylskaya.

Em 1865, a cidade foi renomeada em homenagem ao regimento Slavyansky que havia sido aquartelado lá sob Catarina, a Grande. Em 1958, foi incorporada como a cidade de Slavyansk-na-Kubani (assim chamada para distingui-la da cidade de mesmo nome na Ucrânia). Ao final do século XVIII, esta cidade era uma fortaleza fundada pelo general Suvorov para defender as fronteiras do sul da Rússia. Em 1865 a fortaleza tornou-se uma stanitsa cossaca. Durante a Segunda Guerra Mundial esta cidade foi ocupada pelos alemães em 1942-3 e foi reocupada pelo Exército Vermelho em 1943. A cidade apresenta monumentos para aqueles que foram perdidos na guerra. A cidade era o centro administrativo do Tamansky Otdel do Kuban Oblast.

Esporte[editar | editar código-fonte]

A cidade de Slaviansk do Kuban foi a sede do FC Slaviansk Slaviansk do Kuban, que participou do Campeonato Russo de Futebol.[2].

Referências

  1. «🕵 Северный Кавказ в древние времена. Шаги племён — Исторический Черкесск». Cherkessk.SU — Исторический Черкесск (em russo). 1 de maio de 2016. Consultado em 4 de março de 2022 
  2. http://www.rsssf.com/tablesr/rus92.html