Smart client

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Smart client é um conceito utilizado no desenvolvimento de softwares, possuindo muitas definições e formas de utilização. A Microsoft, por exemplo, define o termo como “um aplicativo do cliente" (em um software cliente-servidor) "que é facilmente empregado e gerenciado, mas que também permite uma experiência maleável, rica e interativa ao nivelar recursos locais e conectar inteligentemente fontes de dados distribuídas”[carece de fontes?].

Origem[editar | editar código-fonte]

O smart client surgiu quando as empresas tentaram desenvolver aplicativosweb” (que rodam exclusivamente na internet por meio do navegador) para substituir seus antigos aplicativos nativos (que rodam no próprio PC), frequentemente descobrindo uma queda na produtividade. Isto ocorria pela interface ruim com o usuário do navegador de internet.

Nas empresas, os funcionários acabavam produzindo menos com aplicações web porque um navegador baseado em aplicativos, em regra, não tem um tempo de resposta tão rápido, possui menos teclas de atalho e requer maior utilização do mouse, entre outras limitações.

Características[editar | editar código-fonte]

Aplicativos smart client são uma ponte entre aplicativos web e aplicativos nativos; eles oferecem os benefícios de um aplicativo web (como a utilização da internet e a possibilidade de acesso remoto a dados), ao mesmo tempo em que oferecem mais recursos e ainda dão às telas dos programas um visual mais agradável.

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.