Smelting

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O processo de smelting

Smelting em metalurgia é a técnica utilizada para produzir metal pelo processo de redução.

No Brasil, o termo smelter é usualmente utilizado para designar uma unidade produtiva de alumínio primário através da redução eletrolítica da alumina. Um smelter de alumínio convencional opera com linhas de cubas eletrolíticas ligadas em série à rede elétrica a fim de prover a eletricidade necessária para que o processo de redução da alumina ocorra.

A produção de alumínio segue as bases do processo de processo Hall-Héroult, através do qual uma corrente elétrica passa através de uma solução solubilizada de alumina dentro de uma cuba eletrolítica. O processo requer grandes quantidades de energia para que haja a redução. Para ser viável economicamente, um smelter deve ser instalado onde haja uma disponibilidade de fornecimento de energia elétrica a um custo baixo, o que conduz muitas empresas a possuírem usinas de produção de energia elétrica próprias.

O Brasil possui sete smelters de alumínio, a maioria deles integrados a uma refinaria de alumina e operados por empresas privadas. São eles:

Veja também[editar | editar código-fonte]