Smertrios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Auxílio de Smertrius do Pilar dos barqueiros, Paris.

Na religião galo-romana, Smertrios ou Smertrius foi um deus da guerra cultuado na Gália e em Nórica.[1] Nos tempos dos romanos era igualado a Marte. Seu nome contém a mesma raiz que a da deusa Rosmerta e pode significar "O Abastecedor" ou "O Provedor", um título, mais do que um nome verdadeiro. Smertulitanus pode ser um nome variante para o mesmo deus.

Smertrius é um dos deuses gauleses retratados em Pilar dos barqueiros, descoberto em Paris. Aqui está retratado como um homem barbudo bem musculoso confrontando uma cobra que empina-se em frente a ele. O deus ostenta um objeto que usualmente tem sido interpretado como uma clava mas que preferencialmente se assemelha a uma tocha ou tição.

A interpretação normal do atributo do deus como uma clava levou à identificação, por acadêmicos modernos, de Smertrius e Hércules. Outra evidência liga Smertrius à versão céltica de Marte: em Mohn próximo a Trier, um santuário de nascente foi dedicado a Marte Smertrius e sua consorte Ancamna. Moedas encontradas indicam que aqui havia um santuário antes do período romano. Uma outra inscrição treverana liga Marte e Smertrius. O próprio Smertrius é conhecido fora da Gália, por exemplo, de uma inscrição fragmentária em Grossbach na Áustria.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Nicole Jufer & Thierry Luginbühl. 2001. Les dieux gaulois : répertoire des noms de divinités celtiques connus par l'épigraphie, les textes antiques et la toponymie. Editions Errance, Paris.
  • Dictionary of Celtic Myth and Legend. Miranda Green. Thames and Hudson Ltd. London. 1997