Smithsonian Institution

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Instituto Smithsoniano
Smithsonian Institution
Sede do Instituto Smithsoniano no National Mall
Inauguração 10 de agosto de 1846
Diretor G. Wayne Clough
Website www.si.edu
Geografia
Localidade National Mall, Estados Unidos

Instituto Smithsoniano (em inglês: Smithsonian Institution) é uma instituição educacional e de pesquisa associada a um complexo de museus, fundada e administrada pelo governo dos Estados Unidos. Com grande parte de seus prédios localizados em Washington, D.C., o instituto compreende 19 museus e sete centros de pesquisa, e tem 142 milhões de itens em suas coleções.[1] [2]

Foi fundado para a promoção e disseminação de conhecimento pelo cientista britânico James Smithson (1765-1829). No testamento de Smithson, ele declarou que se o herdeiro, seu sobrinho Henry James Hungerford, morresse sem deixar descendentes, o patrimônio dos Smithson deveria ser doado ao governo dos Estados Unidos para a criação de um "estabelecimento para a expansão e difusão de conhecimento entre os homens". Após Henry James morrer em 1835 sem deixar herdeiros, o presidente Andrew Jackson informou o Congresso do patrimônio de Smithson, que consistia de 100 000 moedas de ouro e 500 000 dólares (9 235 277 em valores de 2005).

O Instituto Smithsoniano foi então estabelecido como um truste por uma lei do Congresso, sendo funcionalmente e legalmente um órgão do governo dos Estados Unidos.

Faz parte do acervo de um dos seus museus, a motocicleta V8, criada em 1907 por Glenn Curtiss, para estabelecer a maior velocidade atingida por um equipamento motorizado até então[3] .

Glenn Curtiss e a sua motocicleta com motor V8 de 1907 - na atualidade, este equipamento faz parte do acervo do Smithsonian Institution

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "About the Smithsonian"
  2. Stranger and the Statesman: James Smithson, John Quincy Adams, and the Making of America's Greatest Museum, The Smithsonian. Nina Burleigh. HarperCollins. ISBN 0-06-000241-7 (2008)
  3. 1907 Curtiss V-8 - "O homem mais rápido do mundo", Motorcycle Classics, http://www.motorcycle.com/events/1907-curtiss-v8-12898.html, visitado em 10 de setembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Smithsonian Institution
Ícone de esboço Este artigo sobre os Estados Unidos é um esboço relacionado ao Projeto América do Norte. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.