Smooth Criminal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
"Smooth Criminal"
Single de Michael Jackson
do álbum Bad
Lançamento 24 de outubro de 1988
Formato(s) CD Single de 5
CD Single de 3
Vinil de 12
Single de 7
Single
cassete
Gravação 1987
Gênero(s) Funk, dance-pop
Duração Versão do Álbum: 4:17
Versão 7"/Mix do Single: 4:10
Versão 12": 7:49
Gravadora(s) Epic
CBS
Composição Michael Jackson
Produção Michael Jackson
Quincy Jones
Informações sobre o vídeo musical
Gravação 1987
Los Angeles, Califórnia
Lançamento 29 de outubro de 1988
Diretor(es) Colin Chilvers
Duração 9:51
Cronologia de singles de Michael Jackson
Último
Último
"Another Part of Me"
(1988)
"Leave Me Alone"
(1989)
Próximo
Próximo
Amostra de áudio
informação do ficheiro · ajuda

"Smooth Criminal" é o sétimo single do cantor e compositor norte-americano Michael Jackson, para seu sétimo álbum de estúdio em carreira solo, Bad, de 1987. Lançada como single mundialmente em 24 de Outubro de 1988, o videoclipe de "Smooth Criminal" é parte do filme Moonwalker, de Jackson, no qual o cantor aparece de terno e chapéu brancos exibindo passos de dança extremamente inovadores e se unindo a mafiosos num bar. A canção pertenceu às playlists das turnês Bad World Tour (de 1988), Dangerous World Tour (de 1992), HIStory World Tour (de 1996) e também seria performada em This Is It (de 2009). Alcançou o topo das paradas na maioria dos países do globo, incluindo praticamente toda a Europa, os EUA, o Japão e a Austrália.[carece de fontes?] A Single vendeu mais de 7,5 milhões de cópias.

O vídeo da canção foi eleito o melhor vídeo musical em 1989 pelo Brit Awards.[1]

Música[editar | editar código-fonte]

"Smooth Criminal" foi desenvolvida especialmente para o musical Moonwalker. Na sequência em que Jackson canta a música no filme, ele deve salvar uma garotinha (Annie) das mãos de um perigoso vilão (Mr. Big). A sequência foi reduzida para um videoclip curto chamado "Smooth Criminal (Radio Edit)", onde a música é apresentada em sua versão curta, ou seja, na versão que consta no álbum e que é exibida pelas rádios do mundo todo.

A letra da canção conta a história de Annie, uma jovem que é atacada em seu apartamento por um assassino.

A canção por pouco não entrou na "track list" oficial de Bad. A primeira versão era conhecida como "Al Capone" e tinha como enredo o estilo de vida gangster. Essa versão escrita em 1985, foi retrabalhada em 1986 e virou Smooth Criminal.

O estilo de Jackson de dançar e se vestir no videoclipe dessa canção fez parte do enredo do jogo Michael Jackson's Moonwalker, lançado pela Sega.

Michael performou a canção na segunda etapa da turnê Bad World Tour e também na HIStory World Tour. Mas foi na Dangerous World Tour que Jackson sagrou a música de vez a arte do espetáculo. Executando-a com total flexibilidade e passos robóticos, Michael fez de Smooth Criminal o ponto alto do show Dangerous, principalmente a parte do The Lean, truque onde inclina o corpo em 45º sem tirar os pés do chão.

Performance ao vivo[editar | editar código-fonte]

Michael incluiu a canção nas turnês de "Bad World Tour" (1987-1988), passando por "Dangerous World Tour" (1992-1993), "HIStory World Tour" (1996-1997) e também iria performá-la na This Is It Tour (2009-2010), todas apresentando diferentes versões:

  • Em Bad World Tour, onde a faixa foi incluída somente em parte da turnê, Jackson apenas vestiu o paletó bege e o chapéu por cima do figurino;
  • Mas foi somente em Dangerous World Tour que Michael fez ao vivo, o famoso "The Lean", a inclinação de 45º, desafiando a gravidade.
  • Já em HIStory World Tour que a faixa parecia ter uma atenção mais especial. Com figurino próprio, que incluia o já famoso chapéu e paletó - e uma camisa azul e gravata branca por baixo, com modicações em relação à turnê anterior.
  • Michael também iria performar a música na turnê de This Is It onde michael usaria o traje completo (que só foi usado do clipe especial), além de um novo "The Lean", no qual, Michael inclinaria junto com seus dançarinos sem que as luzes se apagassem. Mas a turnê foi cancelada devido a morte do cantor. Foi criado inclusive um clipe de Smooth Criminal especialmente para a turnê.

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

A canção teve um bom desempenho nas paradas de todo o mundo, entrando nas paradas em três anos, 1988, 2006 e 2009. O número 1 foi alcançado na Bélgica, Holanda, Dinamarca e Israel em 1988/89. Em 2006, chegou ao topo na Espanha. Nos Estados Unidos, chegou à posição 7 na Billboard. Na parada mundial em 1988, ficou em 2º lugar por impressionantes sete semanas consecutivas atrás de Phil Collins com "Two Hearts". Em 2009, com a morte do ídolo, a canção voltou a vender no mundo e chegou à 15ª posição com 154 mil pontos.

Posições[editar | editar código-fonte]