Soap opera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Soap opera é um género de obras de ficção dramática ou cómica difundido pela televisão em séries compostas por episódios transmitidos regularmente. As soap operas têm duas características principais: por um lado os episódios não têm unidade do ponto de vista do argumento, ou seja, os desenvolvimentos da história prolongam-se por vários episódios sequenciais, tal como nas telenovelas; por outro, a produção inicia-se sem um calendário previsto para o seu término. É um gênero muito popular nos Estados Unidos, país no qual são exibidas durante o dia (mais precisamente no horário da tarde, entre às 13 e as 18 horas). Outros traços marcantes das soap operas são as tramas com exaltação de sentimentos, a multiplicidade de enredos e o uso de personagens estereotipados, podendo ser comparadas e até tidas como equivalentes às novelas produzidas no Brasil. Se, na origem, elas eram um género orientado sobretudo para o público feminino, o decorrer dos tempos proporcionou uma evolução para públicos segmentados, como as séries juvenis.

O nome bizarro (significa em português ópera de sabão) foi dado pela mídia estadunidense porque na década de 1960 eram patrocinadas por fabricantes de sabão (soap).[1]

Na cultura popular norte-americana, as soap operas são parodiadas como entretenimento barato para donas-de-casa devido às suas tramas comicamente dramáticas e seus personagens altamente estereotipados, bem como pelo estigma do tipo de elenco. Um exemplo disso é o personagem Joey, do seriado Friends, que atua como um dos personagens do núcleo principal da "novela" Days of Our Lives (papel que conseguiu graças aos seus dotes físicos e por ter dormido com a diretora de casting).

Soap Opera's Famosas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Em língua inglesa, não se fala em novel porque isso indica um gênero literário e não um programa de televisão como nos países lusófonos

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.