António Soares Carneiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Soares Carneiro)
Ir para: navegação, pesquisa

António da Silva Osório Soares Carneiro GCTEOAComI (Custóias, 25 de janeiro de 1928Lisboa, 28 de janeiro de 2014) foi um militar e político português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era secretário-geral do Governo-geral de Angola aquando do 25 de Abril. O Governador-geral era, à data, o Eng.º Fernando Augusto Santos e Castro. Tendo este apresentado a demissão, Soares Carneiro ficou a exercer interinamente o governo de Angola até à nomeação do novo Governador-geral pelo Conselho da Revolução.

Foi candidato presidencial nas eleições presidenciais de 1980, com o apoio da Aliança Democrática, tendo perdido com cerca de 40% dos votos. Posteriormente, foi Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas durante o governo de Cavaco Silva.

Foi feito Oficial da Ordem Militar de Avis a 24 de Setembro de 1962 e Comendador da Ordem do Império a 13 de Julho de 1973, agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul do Brasil a 22 de Agosto de 1991, feito Grande-Oficial da Ordem Nacional do Mérito do Brasil e agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Segurança Social da Coreia do Sul a 31 de Janeiro de 1994 e agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a 1 de Julho de 1994.[1]

Faleceu a 28 de janeiro de 2014, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.