Soberania parlamentar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Soberania parlamentar, supremacia parlamentar ou supremacia legislativa é um conceito no direito constitucional que se aplica a certas democracias parlamentares. No regime de soberania parlamentar, um órgão legislativo tem soberania absoluta, o que significa que está acima de todas as outras instituições governamentais (incluindo quaisquer órgãos executivos ou judiciais que possam existir). O termo também pressupõe que o órgão legislativo pode alterar ou vetar quaisquer atos legislativos anteriores. A soberania parlamentar contrasta com as noções de controle de constitucionalidade, onde um tribunal pode interpelar qualquer legislação considerada inconstitucional. Exemplos específicos de soberania parlamentar podem ser encontrados hoje em dia no Reino Unido, Israel e Nova Zelândia.

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.