Sobrepeliz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Seminarista vestido em um sobrepeliz rendado,estilo romano segurando um turíbulo.

A Sobrepeliz (do latim: superpelliceum) é uma veste litúrgica que faz parte das vestes corais. É usada por todos os clérigos, acólitos e seminaristas por cima da batina sobretudo quando assistem ao coro para o Ofício Divino, mas também para as outras celebrações litúrgicas, quando não tomem parte nelas como Celebrante ou Concelebrante ou como diácono ministrante ao altar[1] .

É uma espécie de Alva encurtada e com as mangas largas, sempre de cor branca e normalmente de Linho, algumas têm também rendas,bordados e um laço a guarnecer[2] .

A Sobrepeliz, muitas vezes em alguns lugares, é confundida com o Roquete, que é uma veste parecida com a Sobrepeliz, que possui as mangas quase sempre forradas de vermelho ou preto e são mais justas ao pulso do que traja esta veste[3] .

O Roquete é exclusivo para Cardeais, Prelados de Honra e ao Servo dos Servos de Deus , como Veste Coral. O Roquete possuí uma característica própria que é que sobra pouco pano sobre o busto de quem o traja, sua renda é mais extensa do que a Sobrepeliz, isso já é uma das diferenças. Além dos Punhos forrados de preto para Sacerdotes de Prelado de Honra e Violeta para Bispos e Vermelho para Cardeais[4] .

O Roquete pode-se usar durante a Celebração da Santa Missa , se diferindo que os Diáconos e Acólitos presentes usem somente Sobrepeliz. E nas missas Versus Deum , os Diáconos e Subdiáconos usem a Capa Pluvial , como auxiliar ao Bispo (se for celebrante principal) ou Sacerdote[5] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dicionário Informal. Sobrepeliz. Visitado em 22 de janeiro de 2014.
  2. D & A Paramentos. Sobrepeliz. Visitado em 22 de janeiro de 2014.
  3. Salvem a Liturgia. Sobrepeliz e Roquete. Visitado em 22 de janeiro de 2014.
  4. Salvem a Liturgia. Sobrepeliz e Roquete. Visitado em 22 de janeiro de 2014.
  5. Salvem a Liturgia. Sobrepeliz e Roquete. Visitado em 22 de janeiro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.