Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
SBPC
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
logotipo da SBPC
Tipo organização sem fins lucrativos[1]
Fundação 08 de julho de 1948 (75 anos)[2]
Sede São Paulo[3]
Línguas oficiais português
presidente[4] Helena B. Nader
Sítio oficial www.sbpcnet.org.br

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do Brasil.[5] Reúne diferentes sociedades científicas brasileiras e tem importante papel na valorização da ciência e dos cientistas brasileiros, exigindo, dos diferentes governos brasileiros, o investimento na ciência e cultura nacional.

História

Foi fundada em 1948 com o objetivo de unir o pensamento científico brasileiro, motivado na época pela chegada de grandes cientistas europeus que haviam sido trazidos ao país para implementarem as universidades brasileiras (em particular a Universidade de São Paulo (USP), que havia sido criada em 1934 na cidade de São Paulo).

O professor Jorge Americano foi o primeiro presidente da SBPC. Constam, como fundadores da entidade, Mauricio Rocha e Silva, Paulo Sawaya, José Reis, Gastão Rosenfeld, José Ribeiro do Vale e F. J. Maffei.

Em diferentes períodos, a SBPC colocou-se em choque com governos em virtude de sua postura apartidária, colocando-se em defesa dos cientistas que eram afastados das universidades ou de centros de pesquisa por razões políticas.

Desde 1949, a SBPC realiza as suas Reuniões Anuais com a presença de mais de dez mil cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de todos os níveis, em diferentes partes do Brasil. Mesmo com as dimensões continentais brasileiras, anualmente participantes de todo o país, e muitos estrangeiros, se deslocam para participar da principal reunião científica brasileira.

Panorama da Universidade Estadual do Ceará durante a realização da 57ª reunião da SBPC

Presidentes de honra

Dez cientistas já receberam o título de presidente de honra da SBPC: Aziz Ab'Saber, Carolina Martuscelli Bori, Darcy Fontoura de Almeida, Ennio Candotti, Francisco Mauro Salzano, José Goldemberg, Ricardo de Carvalho Ferreira, Sérgio Henrique Ferreira, Sérgio Mascarenhas Oliveira e Warwick Estevam Kerr.[6][7]

Cronologia das reuniões anuais

Publicações da SBPC

Vários dos periódicos da SBPC passaram, desde 2003, à responsabilidade do Instituto Ciência Hoje. Apesar de independente em termos de estrutura jurídica, o Instituto segue vinculado política e ideologicamente à entidade. Entre os 15 conselheiros do Instituto, nove são indicados pela SBPC.[10] A maioria dessas publicações está disponível online gratuitamente.

Periódicos
Séries
Especiais
Outras publicações da SBPC

Referências

  1. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/site/a-sbpc/quem-somos.php. Acesso em 5 de setembro de 2015.
  2. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/site/a-sbpc/historico/index.php. Acesso em 5 de setembro de 2015.
  3. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/site/contato/. Acesso em 5 de setembro de 2015.
  4. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/site/a-sbpc/gestao/diretoria/. Acesso em 5 de setembro de 2015.
  5. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/site/a-sbpc/quem-somos.php. Acesso em 5 de setembro de 2015.
  6. «Presidentes de honra». Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Consultado em 16 de julho de 2012 
  7. FREIRE-MAIA, Ademar (1998). «Carolina SBPC Bori». Psicologia USP. 9 (1): 189-190. ISSN 0103-6564. doi:10.1590/S0103-65641998000100037. Consultado em 27 de abril de 2013 
  8. A gazeta Bahia. Disponível em http://www.agazetabahia.com/noticias/geral/9735/porto-seguro-sediara-no-proximo-ano-a-68-reuniao-anual-da-sociedade-brasileira-para-o-progresso-da-c-25-07-2015/. Acesso em 7 de setembro de 2015.
  9. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em https://www.ufmg.br/online/arquivos/039289.shtml. Acesso em 7 de setembro de 2015.
  10. Instituto CH / Sobre o ICH. SBPC

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre associações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre ciência é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.