Sociedade Bunsen Alemã de Físico-Química

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Sociedade Bunsen Alemã de Físico-Química (em alemão: Deutsche Bunsen-Gesellschaft für Physikalische Chemie) foi fundada em 1894 em Kassel como Deutsche Elektrochemische Gesellschaft. Os membros fundadores foram Jacobus Henricus van 't Hoff, Wilhelm Ostwald e Walther Nernst. Em 1902 em memória de Robert Bunsen foi renomeada como Deutsche Bunsen-Gesellschaft für Angewandte Physikalische Chemie. Desde 1936 mantém sua denominação atual.

A sede da "Sociedade Bunsen" é localizada na Varrentrappstraße em Frankfurt am Main, estrada denominada em memória do químico Franz Varrentrapp. Seu arquivo está localizado no prédio do Museu Liebig em Gießen.

Conferência Bunsen em maio de 1928 em Munique

Desde 1894 ocorre anualmente em local variável na Alemanha e em países de língua alemã a "Conferência Bunsen", com cerca de 700 participantes.

Medalha Bunsen[editar | editar código-fonte]

A sociedade premia cientistas com a Medalha Bunsen, lançada em 1907 mediante patrocínio de Henry Theodore Böttinger. Os agraciados foram:[1]

Prêmio Nernst-Haber-Bodenstein[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Nernst-Haber-Bodenstein é concedido pela Sociedade Bunsen Alemã de Físico-Química a jovens pesquisadores com até 40 anos de idade, por destacadas conquistas em físico-química, em memória de Max Bodenstein, Fritz Haber e Walther Nernst.

Referências

  1. «Inhaber der Bunsen-Denkmünze». Consultado em 22 de maio de 2019. Arquivado do original em 2 de dezembro de 2013 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Walther Jaenicke: 100 Jahre Bunsen-Gesellschaft 1894–1994. Steinkopff, Darmstadt 1994, ISBN 3-7985-0979-4.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]