Sodipodi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sodipodi
Sodipodi-logo squirrel.svg
Sodipodi 0.34 Xfce4 Therapy Tango.png
Tela do Sodipodi
Desenvolvedor Lauris Kaplinski
Versão estável 0.34 (11-fev-2004)
Sistema operacional Linux, Microsoft Windows
Gênero(s) Editor gráfico vetorial
Licença GPL
Página oficial [3]

Sodipodi é um programa de computador editor gráfico vetorial. O principal autor é Lauris Kaplinski, e muitas outras pessoas contribuíram para o projeto. O projeto não está mais sendo desenvolvido [1] , mas o desenvolvimento continuou no Inkscape, um fork de 2003 do Sodipodi. O próprio Sodipodi começou como um fork do Gill [2] , um programa de gráficos vetoriais escrito por Raph Levien.

O objetivo primário do Sodipodi era produzir um editor usável para gráficos vetoriais, e uma ferramenta de desenho para artistas. Embora use SVG como seu formato de arquivo nativo (incluindo algumas extensões para adicionar metadata), não era a intenção ser uma implementação completa do padrão SVG. Sodipodi importa e exporta "plain SVG", e pode também exportar bitmap em formato PNG. A interface de usuário do Sodipodi é uma Controlled Single Document Interface (CSDI) similar ao The GIMP.

Sodipodi está disponível para Linux e Microsoft Windows. A última versão é 0.34, lançada em 11 de Fevereiro de 2004. Distribuído sobre a GNU General Public License, Sodipodi é software livre.

Derivações[editar | editar código-fonte]

Sodipodi começou uma coleção de clip art em SVG contendo símbolos e bandeiras do mundo inteiro. Esse trabalho ajudou a inspirar a Open Clip Art Library.

Inkscape é um fork do Sodipodi iniciado em 2003 por alguns desenvolvedores do Sodipodi com diferentes objetivos, incluindo o redesenho da interface e mais adequado aos padrões SVG.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

 ver·editar  Portal do LinuxTux.svg


Arch  · Debian  · Fedora  · Ubuntu  · Mandriva  · Linux Mint  · OpenSUSE  · PCLinuxOS  · Puppy  · Sabayon  · Slackware Linux  · Kurumin  · Big Linux  · Poseidon Linux  · Ekaaty Linux  · DreamLinux