Softwell Maker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Softwell Maker 3
LogoMaker150x150.jpg
Desenvolvedor Softwell Solutions Ltda
Plataforma Multiplataforma
Lançamento Outubro de 2007
Versão estável 3.6 (16 de novembro de 2014; há 5 semanas)
Idioma(s) Português, English, Español, Français
Escrito em CodeGear Delphi e Java
Sistema operacional Windows
Gênero(s) IDE
Licença Proprietário
Estado do desenvolvimento Corrente
Página oficial http://www.softwell.com.br/

O Maker é um ambiente de desenvolvimento para software corporativos para web, interfaces ricas (RIA - Rich Internet Application). O foco da ferramenta é a alta produtividade no desenvolvimento de software, melhor interação entre os desenvolvedores e seus clientes no processo de construção do software[1] , e uma independência tecnológica da aplicação desenvolvida. Usando esta ferramenta é possível desenvolver aplicações para web (HTML + CSS + JavaScript) usando uma abordagem 100% visual, sem escrever linhas de código. Para isso, o Maker utiliza-se de editores visuais de formulários e relatórios (WYSIWYG), regras de negócios e outras ações são representadas visualmente usando Fluxograma[2] .

Origem da ferramenta[editar | editar código-fonte]

O projeto Maker nasceu em 2002 dentro da Freire Informática Ltda. uma fábrica de software sediada na Bahia que atua na área pública e desenvolveu mais de 100 soluções baseadas na plataforma Maker desde as primeiras versões do produto. Em 2004 a Softwell Solutions Ltda foi criada para ser uma empresa especializada na evolução do Maker e outras ferramentas para a melhoria do processo de desenvolvimento de softwares.

Independência de linguagem[editar | editar código-fonte]

Aplicações desenvolvidas no Maker não estão presas a uma linguagem de programação, assim elas estarão sempre atualizadas tecnológicamente preservando o real valor do software: a lógica do negócio.
MakerSoftwell-Flow01.png

Lado Positivo[editar | editar código-fonte]

Por ser uma ferramenta focada em abstração de código, o usuário poderá doar-se mais ao pensamento lógico e economizar tempo com planejamento. A ferramenta possui a capacidade de criar aplicativos que são aceitáveis e funcionais, de forma simples e ágil, mesmo para um programador inexperiente. O Maker ainda permite a personalização básica da ferramenta, através de algumas opções dentro do próprio programa e modificações no CSS do sistema gerado.

Lado Negativo[editar | editar código-fonte]

Por não incentivar alterações no código fonte que é gerado pelo Maker, o sistema acaba criando aplicações que necessitam de um alto consumo de memória e processamento. Isso acontece devido a diversos trechos no código que acabam sendo deixado na aplicação final, que não serão utilizados e a forma como o sistema carregam em iframes, que exigem um maior processamento da máquina cliente. Além disso, a personalização do sistema, de forma mais aprofundada, é de extrema dificuldade e pode causar atropelos na performance da aplicação final.

Linguagem de Destino[editar | editar código-fonte]

O Maker produz aplicativos para web a partir de um servidor Java. Ou seja, ele gera arquivos JSP que devem ser rodados em servidor Java para funcionar.

Compatiblidade[editar | editar código-fonte]

A última versão lançada do Maker (3.6) possui compatibilidade apenas com o Sistema Operacional Windows XP, Vista, 7 e 8, apesar de funcionar sem problemas aparentes com a versão beta do Windows 10. Já o sistema gerado, é compatível com os principais navegadores do mercado, com algumas pequenas ressalvas a alguns componentes.

Mercado Módulos[editar | editar código-fonte]

Há empresas que revendem módulos com soluções prontas para o Maker. Alguns feitos pela própria Softwell ou por terceiros.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Revista Forbes Brasil, Setembro, 2007 (págs: 56-57)
  2. Manual do Usuário do Maker [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • IBM e Softwell assinam acordo de parceria - INFO Professional [2]
  • Empresa baiana se associa à IBM para comercializar soft no mundo todo [3]
  • W3C Rich Web Clients Activity [4]
  • Via6 [5]
  • Estadao News [6]
  • Correio da Bahia News [7]