Sogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Sogo é composto por uma base em madeira, onde se encontram “espetados” 16 pins que permitem encaixar as 64 contas que, divididas igualmente em dois grupos – um de cor escura e outro de cor clara – são a peça chave de todo o jogo. O Sogo é um jogo de estratégia abstracta que privilegia, sobretudo, as técnicas de construção e identificação de padrões.

Como se joga?

Uma espécie de jogo do galo, as diferenças são duas: o Sogo é tridimensional e requer que se completam filas seguidas de 4 contas de cor iguais. Estas filas podem ser conseguidas em qualquer nível dos quatro possíveis, e em qualquer ângulo: vertical, horizontal e angular. O Sogo pode ser jogado com até quatro pessoas, mas duas são o ideal. Escolhidas as cores e determinado quem joga primeiro, os jogadores colocam, alternadamente, uma conta sobre um pin à escolha – não é necessário preencher um pin por completo antes de passar para o outro, todos os pins estão simultaneamente em jogo.

1, 2, 3, 4

A jogada termina no momento em que o jogador larga a sua conta e este tanto pode jogar para construir as suas próprias linhas, como para impedir que o seu oponente construa as suas. Existe uma vitória cada vez que um jogador completa uma linha seguida de 4 contas, devendo assegurar a sua conquista ao dizer “Score” ou “Sogo”. No caso de jogarem quatro pessoas, devem fazê-lo em duas equipas de dois jogadores, onde vão alternando entre jogadas. O jogo termina quando já não existirem contas para jogar.

Pontuação

À medida que se diz “Score” ou “Sogo” deve-se registar os pontos acumulados, através do seguinte sistema de pontuação. O Sogo é composto por 4 níveis, a contar de baixo para cima, ou seja, as contas posicionadas no nível 1 valem 4 pontos cada; no nível 2 valem 3 pontos cada; no nível 3 valem 2 pontos cada; e no nível 4 valem 1 ponto cada. Adicionalmente, a primeira conquista de cada partida acumula 15 pontos extra. Quem tiver menos pontos joga primeiro na partida seguinte e normalmente joga-se até um dos jogadores conseguir 100 pontos, sendo este declarado o grande vencedor. Um torneio de Sogo é composto por 3 partidas, sendo vencedor aquele que ganhar dois ou mais jogos.