Aviões do Forró

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Solange Almeida)
Ir para: navegação, pesquisa
Aviões do Forró
Informação geral
Origem Fortaleza, Ceará
País  Brasil
Gênero(s) Forró eletrônico
Período em atividade 2002 - atualmente
Gravadora(s) Som Livre
Página oficial www.avioesdoforro.com.br
Integrantes Solange Almeida
Alexandre Avião (Xand ou Xandinho)

Aviões do Forró é uma banda brasileira de forró do Brasil formada em Fortaleza (Ceará) no dia 4 de agosto de 2002 por Zeca Aristides (Zequinha Aristides), André Camurça, Antônio Isaías (ou Isaías CDs), Carlos Aristides e Cláudio Melo (que posteriormente vieram a formar a A3 Entretenimento). A banda é composta pelos cantores Solange Almeida e Alexandre Avião (ou Xand, Xandinho), duas backing vocals, nove músicos e oito dançarinas.

Biografia dos vocalistas[editar | editar código-fonte]

Solange Almeida Pereira Barbosa[editar | editar código-fonte]

(Solanja ou Sol) nasceu no dia 29 de agosto de 1974, em Alagoinhas - BA.

Antes de começar a cantar na Aviões do Forró, Solange também cantou em diversas bandas, como "Luis Cláudio & Cia" (1991/1992), "Caciques" (1992), "Skema" (1993), "Ogírio Cavalcante" (1994) e "Doce Mania" (1994). De 1995 a 1999, Solange se integrou aos vocais do grupo "Terríveis" (de Natal - RN). Em 1999 (ou 2000), a mesma parte para um outro projeto, a "Banda G" (de Carpina - PE), onde gravou 2 CD's. Em 2001, Solange Almeida volta para o grupo "Terríveis", e permanece até o início de 2002, quando parte para Fortaleza - CE, começando a fazer parte do grupo "Caviar com Rapadura".

Foi só em setembro de 2002, que Solange recebeu o convite para cantar na nova banda cearense chamada, "Aviões do Forró".

Solange é casada com o empresario Wagner Miau, com quem tem uma filha chamada Maria Esther. Sol têm mais 3 filhos, Samara, Rafael e Sabrina. [1] . Sol reside atualmente em Fortaleza - CE.

Alexandre Avião[editar | editar código-fonte]

José Alexandre Filho (conhecido como Alexandre Avião, Xand e Xandinho), nasceu no ano de 1982 em Itaú - RN. Depois se mudou para Apodi - RN e posteriormente para Exu - PE.

Xandinho começou sua carreira como vocalista no Estilo Musical com quem fazia parceria no vocal com Ferreirinha agora cantor do Forro Dierente & Ivan Fernandes (de Apodi). Foi em 2002, que ele recebeu o convite para cantar junto com Solange Almeida na nova banda, Aviões do Forró [2] .

Alexandre é casado atualmente com a ex dançarina Isabele Temoteo, dessa união nasceram o Enzo e a Maria Isabella. Além deles Xand tem mais 2 filhos e reside atualmente em Fortaleza - CE.

História[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2002, banda começa a fazer shows e lança seu primeiro álbum "Volume 01 - Lamparinas Ao vivo", que vendeu aproximadamente 200 mil cópias.

Em 2003, a banda lançou o CD "Volume 02 - A Diferença Está no Ar", que vendeu mais de 200 mil cópias.

Em 2005, lançou o CD "Volume 03 - A Diferença Está no Ar", que chegou a vender 500 mil cópias. Nesse ano a banda apareceu no quadro Central da Periferia do Fantástico.

Em 2006, foi lançado o CD "Volume 04 - A Diferença Está no Ar", que obteve 700.000 cópias vendidas. Nesse ano a banda lançou seu primeiro DVD, participou pela primeira vez do Fortal, em Fortaleza - CE, do Programa da Hebe e do Show da Virada da Globo. Também nesse ano Solange teve que se afastar dos vocais por estar grávida de 6 meses e foi substituída pela cantora amazonense Márcia Felipe.

Em 2007, a banda lança o CD "Volume 05 - A Diferença Está no Ar". Foi o ano do lançamento do 1º DVD, que gravado na vaquejada de Itapebussu - CE. Nesse ano participaram pela 1ª vez do Festival de Verão de Salvador.

Em Janeiro de 2008, Solange teve que se afastar devido a gastroplastia (cirurgia de redução de estômago). Também participaram nesse ano do DVD Pode Entrar, de Ivete Sangalo.

Em 2009, lançaram o CD "Aviões do Forró - Volume 6". Foi o ano que o grupo lançou o seu bloco "Aviões Elétrico" no Carnaval de Salvador. Foi nesse ano que a "Aviões" fez seu primeira turnê internacional nos Estados Unidos.

Em 2010, a banda lança o CD "Aviões do Forró - Volume 7" e o 2º DVD [3] que foi gravado em no Parque de Exposições de Salvador, teve lançamento pela Som Livre em 2010, e contou com participações de Ivete Sangalo e Dorgival Dantas.

Em 2011, a banda realizou a 2ª turnê internacional pela Suíça, Holanda, e em Portugal. No mesmo ano emplacaram a música "Ovo de Codorna", interpretada por Xand, na novela das 7, Morde & Assopra, da Rede Globo. No dia 11 de outubro de 2011, a banda recebeu o Disco de Ouro, pela vendagem de mais de 40.000 cópias do CD/DVD gravado em Salvador. Participam do BBB 11.

Em 2012, foi o ano da 3ª turnê internacional da banda, que voltou a Suíça, Holanda e Portugal. E também lançaram o CD "Essencial". No Domingão do Faustão em 2012, a banda ganhou Disco de Platina, pela vendagem de 80.000 cópias do CD/DVD Ao vivo em Salvador. Também emplacaram mais uma música em uma novela da Rede Globo. A música Correndo Atrás de Mim, é um sucesso da banda, e foi emplacada na novela Avenida Brasil. Os vocalistas e a banda ganham os prêmios de melhor cantora, melhor cantor, e melhor banda de forró, respectivamente.

No dia 4 de agosto de 2012, gravaram o 3º DVD em comemoração aos 10 anos da banda, em Fortaleza - CE, com participações de Dorgival Dantas e César Menotti & Fabiano. A banda foi a primeira a gravar um DVD, gravado pela Som Livre, sem divulgação, segundo Xand, tudo foi fechado 15 dias antes do evento.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

Promocionais

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aviões do Forró

Referências

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música