Solange Couto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Solange Couto[1] [2]
Nome completo Solange Couto dos Santos
Nascimento 1 de julho de 1957 (56 anos)
São Luís, MA
 Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileira
Ocupação Atriz, cantora, modelo e apresentadora
Cônjuge Sidney Magal (separada)
Widson Cordeiro (divorciada)
Jamerson Andrade (2010–atual)
IMDb: (inglês) (português)

Solange Couto, cujo nome de batismo é Solange Couto dos Santos (São Luís, 1 de julho de 1957), é uma atriz de cinema e TV, ex-modelo e apresentadora brasileira.[2] A atriz, que foi uma das mulatas do Sargentelli, consagrou-se na televisão em 2001 com a personagem Dona Jura, em O Clone.[1]

Em 2010, na 8ª edição do Troféu Raça Negra, a atriz disputou prêmio na categoria Melhor Atriz por seu papel em Ribeirão do Tempo.[3] Já no 15º Prêmio Contigo disputou como Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em Balacobaco.[4]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Solange Couto começou a carreira como umas das mulatas de Sargentelli na década de 1970, o que lhe ajudou a iniciar a carreira de atriz na novela Os Imigrantes (1981), na Bandeirantes.[2] Depois vieram Sinhá Moça (1986), na Globo, e Kananga do Japão (1989), na Manchete.[2] A consagração na televisão veio quando interpretou a personagem Dona Jura, em O Clone, cujo bordão "não é brinquedo, não!" foi um grande sucesso.[1] Esse é considerado até hoje seu mais marcante papel em telenovelas.[1] O bordão fez tanto sucesso que se tornou a letra de uma canção.

Atualmente, a atriz é contratada da Rede Record, onde atuou na telenovela Balacobaco.[1]

Além de fazer novelas, Solange Couto apresentou o programa Bom Dia Mulher, da RedeTV!, em 2002.[5]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

A atriz foi casada dos 18 aos 23 anos de idade com o cantor Sidney Magal, seu primeiro marido, de quem não teve filhos.[2] A atriz namorou também por um breve período o ator Roberto Bonfim, seu colega de cena na telenovela O Clone.[2] O segundo casamento com Widson Cordeiro, , Márcio Felipe e Morena Mariah são frutos de outros relacionamentos .[2]

Em janeiro de 2011, engravidou de seu terceiro filho fruto da união com o atual marido, o estudante de engenharia Jamerson Andrade, que é 30 anos mais jovem. O diagnóstico foi um susto para o casal, já que ela tinha 54 anos, o que se tornou uma gravidez de risco. Benjamim, perfeitamente saudável, nasceu dia 15 de agosto do mesmo ano.[6]

Em 2011, a atriz posou nua com o marido.[7]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Na televisão[editar | editar código-fonte]

Atriz
Apresentadora

No cinema[editar | editar código-fonte]

No teatro[editar | editar código-fonte]

  • Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes e Haroldo Costa (Teatro Municipal, RJ)
  • Oito Mulheres, de Robert Thomas e direção de Kiko Jaez (Teatro Hilton, SP) -
  • Ferias extra conjugais, de Marcos Caruso e direção de Atílio Riccó (Teatro da Praia, RJ)
  • Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes (leitura dramatizada, Espaço Cultural BB)
  • Sua Excelência o Candidato, de Marcos Caruso e direção de Atílio Riccó (Teatro da Praia)
  • Greta Garbo quem diria acabou no Irajá (Teatro Brigite Blair)
  • Tango, Bolero, Tcha Tcha Tcha, de Miguel Falabella e direção de Bibi Ferreira
  • Cinco Mulheres por um Fio (Teatro Castro Alves)
  • Tem alguém na linha? (monólogo, 2005)

Referências

  1. a b c d e Solange Couto conta que estava com "sede de trabalho" depois de ser mãe novamente. Rodrigo Monteiro. UOL Entretenimento (23 de setembro de 2012). Página visitada em 5 de maio de 2013.
  2. a b c d e f g É brinquedo Sim. Eduardo Minc. Istoé Gente (29 de abril de 2002). Página visitada em 5 de maio de 2013.
  3. Artistas do SBT disputam Troféu Raça Negra 2010. Da redação. Portal SBTista (10 de novembro de 2010). Página visitada em 5 de maio de 2013.
  4. Balacobaco concorre em oito categorias no Prêmio Contigo de TV!. Da redação. R7 – Famosos e TV (21 de fevereiro de 2013). Página visitada em 5 de maio de 2013.
  5. Nei Gonçalves Dias, a atriz Solange Couto e a personal trainer Solange Frazão dividem a apresentação na nova atração da Rede TV!. Mariane Morisawa. Istoé Gente (25 de novembro de 2002). Página visitada em 5 de maio de 2013.
  6. Mamãe Solange Couto e o pequeno Benjamim. Da redação. Revista Caras (10 de outubro de 2011). Página visitada em 5 de maio de 2013.
  7. Grávida, Solange Couto posa nua com o marido. Da redação. Ego – Globo.com (29 de junho de 2011). Página visitada em 5 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Solange Couto