Soldado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde outubro de 2011).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Soldado
Bundeswehr G36.jpg
Soldados de Infantaria do Exército Alemão na Bósnia
Ocupação
Tipo Profissão
Setores de atividade Militar
Descrição
Competências Física e habilidades intelectuais
vigor
propensão
Campos de trabalho Forças armadas
Empregos relacionados Comando
SWAT
Polícia
Mercenário
Soldados de Cavalaria do Exército Brasileiro
Soldados de Artilharia do Exército Britânico (Século XIX)
Recrutas da Infantaria do Exército Brasileiro.
Soldados de Engenharia do Exército dos EUA
Soldados de Logística do Exército Norte Americano


Um soldado, e/ou militar (Brasil) em sentido genérico, é uma pessoa que trabalha, voluntariamente ou em consequência de serviço militar obrigatório, nas forças armadas ou forças militarizadas de um país soberano, recebendo treino e equipamento para defender o referido país e os seus interesses. Na sua condição de membro das forças armadas ou militarizadas, tem o estatuto de militar. Apesar de ser um militar, pode desempenhar funções não combatentes, ligadas à tropa.

Em sentido restrito, também é utilizado o termo "Soldado" para designar o posto mais baixo e/ou inicial da categoria de marinheiro, praças das componentes terrestres e aéreas das forças armadas e/ou Armada(Marinha). Para designar o posto correspondente, nas componentes navais, normalmente, usam-se termos marítimos, como "marinheiro" ou "grumete".

Podendo também designar os postos de oficiais generais, sendo o "Dia do Soldado(e/ou militar)" comemorado no Brasil no dia vinte e cinco de agosto, aniversário de Luiz Alves de Lima e Silva, cognominado pela tropa de "Caxias", esse "Soldado", em diversas missões comandou operações conjuntas envolvendo tropas marítimas e terrestres, e sua conduta militar fez considerar-se como exemplo de SOLDADO no Brasil.

O termo "soldado" deriva do italiano: "soldato" (participio do verbo soldare) – alguém a quem se pagou o "soldo" para servir. "Soldo" deriva do latim "solidum nummum" e designava uma moeda de ouro da Roma imperial.

História[editar | editar código-fonte]

Desde a antiguidade que, praticamente, todas as culturas, civilizações e países dispuseram de algum tipo de força militar composta de soldados, seja para conquistar mais território, seja para defender o seu próprio manter sua soberania e/ou independência política. Quando não existia o serviço militar obrigatório, era-se mobilizada toda a sociedade nesse serviço, ele . foi o caso de muitos países e até hoje(como o Principado de Mônaco, por exemplo). Normalmente, o serviço militar era obrigatório para quase todos os homens e mulheres(Esparta e China Imperial, dos Sun Tzu, sua dinastia). Até ao século XX, as mulheres não cumpriam - salvo muito raras excepções (referido acima) - serviço militar. Hoje em dia, existem alguns países mais de 20% de mulheres nas suas forças armadas (na China dos imperadores descendentes de Sun Tzu e em Esparta, na Grécia Antiga, era de 100%).

Os soldados da antiga Esparta são, ainda hoje, considerados como o exemplo da força, motivação e preparação para o combate. Cada espartano recebia uma dura instrução militar desde pequeno, transformando-se num soldado de elite que dedicava toda a sua vida à defesa militar da sua pátria.

Mais tarde surge o Exército Romano, conhecido por ser um dos mais disciplinados de sempre. O Exército constituiu a principal máquina de expansão do Império Romano e do mesmo se ter tornado um dos mais extensos da História.

Hoje em dia, a maioria dos países possui forças armadas, sendo os Estados Unidos considerados a maior potência militar, onde o soldado feminino se faz presente.

Especialidades[editar | editar código-fonte]

Na atualidade - como no passado - os soldados são especialistas em determinado ramo militar. Alguns desses solados especialistas recebem designações próprias. Algumas dessas designações, atuais e antigas, são:

Referências[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Soldado