Solenopsis saevissima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaSolenopsis saevissima
Solenopsis saevissima casent0178144 profile 1.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
Género: Solenopsis
Espécie: S. saevissima
Nome binomial
Solenopsis saevissima

A Solenopsis saevissima, uma das espécies de formigas conhecidas pelo nome popular de lava-pés conhecida por ser ainda mas cruel que Solenopsis invicta, é um inseto cujas operárias são marrom-avermelhadas, com 2 mm a 6 mm de comprimento e antena dividida em dez segmentos. A diferenciação para ''Solenopsis invicta'' pode ser observada nos trabalhadores principais que possuem a cabeça fracamente trapezional no caso de Solenopsis saevissima. é um formiga dominante em sua área nativa que compreende a Amazonia e parece comum no leste do Brasil. Muito semelhante à variedade Solenopsis richteri, mas totalmente marrom. Foi relatada a ser introduzida nas Ilhas Galápagos e na África mas não é muito comum se ainda ocorrer. É uma formiga comum e dominante no municipio de Tocantins/MG e ocorre também em Astolfo Dutra/MG mas não é comum talvez devido a presença da invasora bem abundante e dominante ''Pheidole megacephala''. Está presente ainda que de maneira restrita em Barra do Piraí/RJ e Valença/RJ e rio de janeiro /RJ aparentemente limitada pela presença de ''Solenopsis invicta'' e ''Pheidole megacephala''. No Brasil chegou a ocorrer em grandes quantidades em alguns municipios do estado do Amazonas como Eirunepé. [[1]]

Ícone de esboço Este artigo sobre formigas é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.