Solhverv

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Noruega "Solhverv"
Festival Eurovisão da Canção 1963
Artista(s) Anita Thallaug
Línguas Norueguês
Compositor(s) Dag Kristoffersen
Letrista(s) Dag Kristoffersen
Resultado da Semifinal ------
Pontos da Semifinal ------
Resultado da Final 13.º
Pontos da Final 0
Actuações Cronológicas
◄ Kom sol, kom regn (1962)   
Spiral (1964) ►

"Solhverv" ("Solstício") foi a canção que representou a Noruega no Festival Eurovisão da Canção 1963 que teve lugar em Londres a 23 de março de 1963.

A canção foi interpretada em norueguês por Anita Thallaug. Na final norueguesa, a canção foi não conseguiu ir a Londres e Anita Thallaug foi selecionada para ir a Londres, mas ela nunca gravou qualquer disco desta canção. Foi lançada uma versão por Jan Høiland, usando um arranjo da grande orquestra, mas não foi um grande sucesso na Noruega.

Foi a quinta canção a ser interpretada na noite do evento, a seguir à canção da Áustria "Vielleicht geschieht ein Wunder", interpretada por Carmela Corren e antes da canção ´da Itália "Uno per tutte", cantada por Emilio Pericoli.

A canção norueguesa terminou em 13.º lugar (empatada com outras 3 canções), sem conquistar qualquer ponto (0 pontos). Foi a primeira vez que a Noruega não conseguiu obter qualquer voto naquele certame. De referir que a Noruega detém o indesejado record de ser o país com mais canções com zero pontos naquele certame: 1963, esta canção; em 1978, com "Mil etter mil; 1981: "Aldri i livet e em 1997, com San Francisco. No ano seguinte, em 1964, a Noruega foi representada por Arne Bendiksen que interpretou a canção Spiral (canção)".


Autores[editar | editar código-fonte]

AUTORES
Letrista: Dag Kristoffersen
Compositor: Dag Kristoffersen
Orquestrador: Øivind Bergh

Letra[editar | editar código-fonte]

A canção está no estilo chanson , popular nos primeiros anos do Concurso. Thallaug descreve os sentimentos dela quando ela está com o seu amante , comparando a felicidade, ela sabe que vai ter com ele para o conhecimento da Primavera feliz que está prestes a chegar , quando o Solstício de Inverno ocorre.

Fontes e ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música