Solo humífero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde julho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

O Solo Humífero é um tipo de solo, também conhecido como terra preta. Apresenta cerca de 70 % de esterco, seres em decomposição, organismos vivos,água e ar (húmus).

É ideal para o cultivo, pois é arejado, permeável e fornece grande parte dos sais minerais necessários às plantas. O solo é composto por várias partículas misturadas, ou seja, ele pode ter espessura e estrutura variáveis. A textura do solo é determinada pelo tamanho dos grãos e pela separação entre eles. A classificação dos solos vai depender do tipo e da quantidade de grãos que estão presentes neles. Os grãos da terra são o resultado de constantes transformações de rochas. Os tipos de grão dependem da rocha-mãe da qual derivam as suas características. O solo humífero é rico em nutrientes minerais, provenientes da decomposição de restos de seres vivos.

O solo humífero é um solo que apresenta maior quantidade de húmus do que os demais,ele é arejado, permeável e fofo.

É o solo é o mais utilizado para o cultivo, pois contém as fezes da minhoca, o que é utilizado como adubo.

Ícone de esboço Este artigo sobre Agricultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.