Solomon Mikhlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Solomon Mikhlin
Solomon Mikhlin
Conhecido(a) por Integrais singulares, análise numérica
Nascimento 23 de abril de 1908
Kholmech
Morte 29 de agosto de 1990 (82 anos)
São Petersburgo
Nacionalidade União Soviética
Alma mater 1929: Universidade Estatal de São Petersburgo
Prêmios Ordem da Insígnia de Honra (1961)
Orientador(es)(as) Vladimir Smirnov e Nikolai Günter
Orientado(a)(s) Ver seção atividades de ensino
Instituições 1932-1941: Instituto sismológico da Academia de Ciências da Rússia, 1941-1944: Universidade Abai, 1944-1990: Universidade Estatal de São Petersburgo
Campo(s) Matemática, mecânica

Solomon Grigor'evich Mikhlin (em russo: Соломон Григорьевич Михлин, nome real Zalman Girshevich Mikhlin) (o sobrenome é também transliterado como Mihlin ou Michlin) (Kholmech, 23 de abril de 1908São Petersburgo, 29 de agosto de 1990) foi um matemático soviético de origem judaica.

Trabalhou nos campos da elasticidade linear, integrais singulares e análise numérica

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Kholmech, em 23 de abril de 1908. O documento (Mikhlin 1968) informa que seu pai foi um pequeno comerciante, porém sua informação pode ser falsa, pois informação fidedigna sobre a profissão dos pais era negada, a fim de driblar limitações políticas ao acesso à educação superior. Uma versão diferente, relatada por Mikhlin & et al (2008), informa que ele foi um melamed em uma escola fundamental de religião (cheder), e que sua família era de classe média. De acordo com esta fonte, era o mais jovem de cinco irmãos. Sua primeira mulher foi Victoria Isaevna Libina. Seu famoso livro (Mikhlin 1965) é dedicado à sua memória. Ela faleceu de peritonite em 1961, durante um passeio de barco no rio Volga. Aparentemente não havia um médico a bordo. Em 1940 eles adotaram um filho, Grigory Zalmanovich Mikhlin, que mora atualmente em Haifa. Sua segunda mulher foi Eugenia Yakovlevna Rubinova, nascida em 1918, que viveu com ele o resto de sua vida.

Atividades de ensino[editar | editar código-fonte]

Foi orientador de "Candidato de Ciências" de diversos matemáticos, sendo alguns deles:

Foi também mentor e amigo de Vladimir Maz'ya. Não foi oficialmente seu orientador, mas sua amizade com o jovem graduando Maz'ya teve grande influência em moldar seu estilo matemático.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]