Somalis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Somalis
(Soomaaliyeed)
Soomaaliyeed.jpg
População total

~ 16 milhões

Regiões com população significativa
Somália: 9,1 milhões
 Etiópia: 4,5 milhões
Iémen/Iêmen: 0,858 milhões
 Quênia: 0,481 milhões
Djibouti: 0,35 milhões
Línguas
somáliárabe
Religiões
Islamismo sunita
Grupos étnicos relacionados
afares • tigrés

Somalis (também somalianos ou somalienses;[1] em somali: Soomaaliyeed; em árabe: الصوماليون) são um grupo étnico que habita o Chifre da África, na região também conhecida como península Somali. A maioria absoluta dos somalis fala o idioma somali, que faz parte do subgrupo cuxítico da família linguística afro-asiática. Os somalis totalizam entre 15 e 17 milhões de pessoas, concentradas primordialmente na Somália (mais de 9 milhões[2] ), Etiópia (4,6 milhões[3] ), Iêmen (pouco menos que 1 milhão), nordeste do Quênia (cerca de meio milhão), Djibuti (350.000), e um número grande, embora pouco conhecido com precisão, habita partes do Oriente Médio, América do Norte e Europa, expulsos do país por consequência da Guerra Civil Somali.

Referências

  1. Dicionário Houaiss, verbetes "somaliano" e "somaliense".
  2. CIA World Factbook: Somalia, people and Map of the Somalia Ethnic groups (CIA, de acordo com a Perry-Castañeda Library Map Collection). O primeiro dá a cifra de 15% a não-somalis, enquanto o segundo dá a de 6%, tratando de 90% da população atual do país.
  3. Agência Central de Estatísticas da Etiópia, "Census 2007", primeiro esboço, tabela 5. (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.