Sombrero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sombrero

Sombrero significa chapéu em espanhol. Entretanto, o nome tornou-se consagrado, em todo o mundo, como o chapéu de abas enormes, típico do México.

Características[editar | editar código-fonte]

Os sombreros têm normalmente um cone comprido e largas abas, usadas para a proteção contra o sol escaldante do México. Os camponeses geralmente confeccionam seus sombreros com palha, enquanto os mais abastados têm-nos feitos em feltro.

O termo deriva de sombra ou seja que proteje do sol, que em espanhol tem o mesmo significado no português. Sua difusão, em parte, deve-se ao cinema norte-americano, onde o uso está associado aos campônios dos desertos mexicanos, e também ao hábito da sesta após o almoço.

O chamado chapéu de cowboy tem sua origem numa adaptação feita pelos vaqueiros do sudoeste norte-americano.

O uso do sombrero, atualmente, no México, é bastante raro, fazendo parte apenas das apresentações folclóricas do país, sobretudo na música.

Sombrero na mídia[editar | editar código-fonte]

Sobretudo em filmes, o sombrero é o adereço caracterizador do mexicano: está presente desde o desenho animado (como The Three Caballeros, da Disney) a outros clássicos como Zorro.

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sombrero