Sometimes a Great Notion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sometimes a Great Notion
Os Indomáveis (PT)
Uma lição para não esquecer (BR)
 Estados Unidos
1970 • cor • 113 min 
Direção Paul Newman
Produção John Foreman
Roteiro John Gay
Elenco Paul Newman
Henry Fonda
Lee Remick
Michael Sarrazin
Richard Jaeckel
Género Drama
Idioma Inglês
Música Henry Mancini
Cinematografia Richard Moore
Edição Bob Wyman
Distribuição Universal Pictures
Lançamento 31 de desembro de 1970
Receita US $4,000,000 (EUA/ Canadá)[1]
Página no IMDb (em inglês)

Sometimes A Great Notion (Br.: Uma lição para não se esquecer / pt.: Os Indomáveis), também conhecido em inglês como Never Give A Inch [sic], é um filme de drama estadunidense de 1970 dirigido e protagonizado por Paul Newman. O roteiro de John Gay baseia-se em romance homônimo de 1964 de autoria de Ken Kesey. Foi o primeiro dos livros desse autor adaptado para o cinema. Filmado no verão de 1970 e lançado na véspera do Ano Novo. Em 18 de dezembro de 2012, Shout! Factory lançou o filme em blu-ray [2] .

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Uma companhia familiar de madeireiros de Wakonda no Oregon, enfrenta dificuldades quando o sindicato local decreta greve contra um poderoso conglomerado que transporta as toras da região. A família não pertence ao sindicato e não adere a greve, o que enfurece os demais trabalhadores que a consideram traidora. Hank e seu irmão Joe Ben continuam com as atividades mesmo com a pressão sofrida e com a invalidez temporária do pai Henry que ficou com um dos braços engessado devido a acidente no trabalho. Nesse momento chega Leland, filho mais novo de Henry que fora embora levado pela mãe recem-falecida (se suicidou) e apesar do rancor contra o pai e de não estar acostumado com o trabalho pesado, resolve ficar e ajudar a família.

Produção[editar | editar código-fonte]

Sam Peckinpah e Budd Boetticher se interessaram em adaptar para o cinema a história mas Richard A. Colla assinou para dirigir o filme em maio de 1970. Cinco semanas depois de iniciados os trabalhos, Colla abandonou a produção alegando diferenças artisticas com os iluminadores e que precisava de uma cirurgia na garganta. Paul Newman quebrou o tornozelo e como co-produtor executivo considerou substituir Colla por George Roy Hill, que não aceitou. Newman assumiu a direção duas semanas depois [3] .

A ficitícia comunidade de Wakonda, foi filmada em diferentes locações no Condado de Lincoln, ao longo da Costa do Oregon: Kernville e outros locais à beira do Rio Siletz (onde ficou a Casa dos Stamper), bem como Yaquina Bay, Rio Yaquina e a cidade de Newport, onde muitas cenas tomaram lugar no Restaurante do Mo.

A canção-tema do filme, "All His Children", foi escrita por Alan e Marilyn Bergman com música de Henry Mancini. É interpretada por Charley Pride.

O filme foi o primeiro programa da HBO, indo ao ar menos de dois anos de ter sido exibido nos cinemas [4] . Na televisão americana comercial só foi exibido em 1977, com o título mudado para Never Give A(n) Inch [sic] algo como "nunca ceda uma polegada sequer", em referência ao lema da família Stamper [3] cujo significado próximo é "não dê a mão que vão querer o braço" [5] .

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Richard Jaeckel foi indicado ao Óscar como "Melhor Ator Coadjuvante" mas perdeu para Ben Johnson de The Last Picture Show. Alan e Marilyn Bergman e Henry Mancini também foram indicados na categoria de "Melhor Canção Original" mas perderam para Isaac Hayes de Shaft.

Referências

  1. "Updated All-time Film Champs", Variety, 9 de janeiro de 1974 p 60
  2. http://bluray.highdefdigest.com/news/show/Disc_Announcements/Shout_Factory/Sometimes_a_Great_Notion_Dated_for_Blu-ray/10149
  3. a b Sometimes a Great Notion at Turner Classic Movies
  4. HBO Soundtrack:Home Box Office 5 Years - Nov 1977 HBO Guide
  5. [1] The Free Dictionary Acessado em 12-05-13

Ligações externas[editar | editar código-fonte]