Sonae Indústria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonae Indústria
Sonae Indústria SGPS
Tipo Empresa de capital aberto
Cotação Euronext Lisboa: SONI
Indústria Derivados de Madeira
Fundação 1959
Sede Maia, Flag of Portugal.svg Portugal
Proprietário(s) Sonae
Pessoas-chave Carlos Bianchi de Aguiar
Empregados 5 500
Produtos Aglomerado de partículas de madeira (particleboard)
MDF (Medium Density Fibreboard)
Aglomerado de fibras duro (Hardboard)
OSB (Oriented Strand Board)
Lucro Baixa EUR 78,0 milhões (2013)
Faturamento Baixa EUR 1,232 mil milhões (2013)[1]
Página oficial www.sonaeindustria.com/

A Sonae Indústria é uma empresa industrial do sector dos derivados de madeira. A Sonae Indústria está presente em nove países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Países Baixos, Suíça e África do Sul.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Sonae Indústria é um dos maiores produtores mundiais de painéis derivados de madeira, com 21 fábricas localizadas em 6 países, distribuídos por 3 continentes. Em 2013, a nossa atividade englobava, a nível mundial, 4170 colaboradores e gerou um volume de negócios de 1232 milhoes de Euros.

Os painéis derivados de madeira são uma alternativa valiosa à madeira maciça, com algumas claras vantagens, nomeadamente porque permitem uma utilização mais eficiente das matérias-primas. Outra vantagem particular consiste na sua flexibilidade dimensional, que em contraste com a madeira maciça, permite a produção de produtos de dimensões feitas à medida, as quais podem ser adaptadas aos requisitos das aplicações dos clientes. Assim, hoje em dia, assistimos à substituição da madeira maciça pelos painéis de derivados de madeira num número crescente de aplicações.


Os nossos produtos base, denominados de "produtos crus", compreendem:

PAINÉIS DE AGLOMERADO DE PARTÍCULAS (PB), um produto muito versátil e indicado para a generalidade das utilizações nas indústrias de mobiliário e construção;

PAINÉIS DE FIBRAS DE MÉDIA DENSIDADE (MDF),um excelente substituto da madeira maciça e ideal para o mobiliário, pavimentos e indústria da construção;

PAINÉIS DE FIBRAS ORIENTADAS (OSB), um produto altamente resistente e indicado para aplicações estruturais e não-estruturais na indústria da construção.


Mais de 50% da nossa produção é transformada em produtos de valor acrescentado, tais como os pavimentos laminados (laminate flooring) e os painéis revestidos a melamina (MFC). Estes, por sua vez, são utilizados numa enorme variedade de aplicações, tais como: mobiliário, pavimentos, gavetas, portas, embalagens, decoração de interiores, bem como cozinhas e utensílios de jardim.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. RELATÓRIO ANUAL 2013, 11 de Março 2014

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.