Sonangol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonangol E.P.
Tipo Empresa de capital fechado
Indústria Energia
Fundação 1976
Sede Luanda,  Angola
Pessoas-chave Francisco de Lemos José Maria (CEO), Anabela Fonseca, Ana da Costa, Fernando Roberto, Paulino Jerónimo, Mateus Neto (Administradore Executivos)[1]
Empregados 10.000
Produtos Petróleo, Gás natural
Lucro Aumento US$ 2,9 mil milhões (2013)
Faturamento Baixa US$ 44,2 mil milhões (2013)[2]
Página oficial www.sonangol.co.ao
O "Edificio Sonangol", sede da empresa.

Sonangol (abreviação de Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola) é uma empresa estatal do ramo petrolífero, responsável pela administração e exploração do petróleo e gás natural em Angola. O grupo possui 17 Subsidiárias.

Desde a data da sua fundação até aos dias de hoje, a Sonangol possui um passado do qual se orgulha e tem construído, com dedicação e trabalho, as bases onde assentar um futuro    promissor. A estrutura da empresa sofreu variadas mutações até ao seu desenho atual e, hoje em dia, possui uma estrutura sólida que consubstancia    um verdadeiro Grupo Empresarial. A Sonangol E.P. e suas empresas subsidiárias funcionam como um grupo integrado, que tem centrada as suas principais atividades em todas as etapas da cadeia de valor do petróleo. Para cumprir a sua missão conta com o seu ativo mais importante - os seus funcionários. Cerca de 11.000 colaboradores fazem do desempenho profissional eficiente e das boas práticas o seu contributo para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa de que todos os angolanos se orgulham.

História[editar | editar código-fonte]

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol E.P.) é a empresa estatal do ramo petrolífero, responsável pela administração de exploração e produção do petróleo e gás natural no país. A história da petrolífera estatal começa com a nacionalização da companhia ANGOL, em 1976. Angola é um dos maiores produtores de petróleo em África e exporta volumes significativos para países da Europa, América e Ásia. A Sonangol assumiu então a missão de gerir a extraordinária riqueza existente no país e transformá-la em desenvolvimento sustentável para o povo angolano. Hoje em dia, a Sonangol é uma empresa eficiente e competitiva que converte os recursos obtidos através das suas atividades petrolíferas em novas oportunidades de desenvolvimento. A empresa cumpre a dupla tarefa de se realizar como empresa integrada e atuar como força produtora e transformadora dos recursos petrolíferos em Angola..

Organização[editar | editar código-fonte]

Dentro do modelo empresarial da SONANGOL, existem diferentes segmentos de negócios que se complementam entre si e oferecem à indústria petrolífera nacional um conjunto de serviços diversificados.  

No segmento da exploração e produção,  está  a  Sonangol Pesquisa e Produção, responsável pela prospecção, exploração e produção de Petróleo, a  Sonangol Hidrocarbonetos  Internacional,  que controla a atividade internacional de pesquisa e exploração no Brasil, Cuba, Golfo do México e Venezuela. A Sonangol Gás Natural que  tem como atividade a pesquisa, produção, processamento, armazenamento, transporte e comercialização de gás natural e ainda a ESSA - Empresa de Serviços e Sondagens de Angola, vocacionada para a construção, operação e manutenção de sondas e prestação de serviços de sondagens.  

No segmento de  negócio da  refinação e transporte, estão inseridas a Sonangol Shipping, que faz o transporte marítimo de petróleo bruto e derivados, bem como a gestão de navios e frotas de cabotagem e a Sonangol Refinação, responsável pela refinação de petróleo bruto.  

No segmento de negócio da distribuição, está a Sonangol Logística, que faz o armazenamento, transporte e a gestão de redes de  pipelines  de combustíveis, a Sonangol Distribuidora, vocacionada para a distribuição e comercialização de derivados de petróleo e ainda a  Sonangol Comercialização Internacional, que possui unidades de trading em Londres, Houston e Singapura e que  é responsável pela  importação e exportação de hidrocarbonetos líquidos e gasosos e respectivos derivados.  

Já no segmento de negócios não nucleares, estão inseridas empresas como a SonAir, que atua no ramo aeronáutico em apoio às operações petrolíferas em Angola.  A  MSTelcom,  que faz a  gestão de  telecomunicações, a Sonangol Holdings, empresa que faz a gestão da carteira própria de títulos e a prestação de serviços técnicos e de administração e finanças às sociedades dominadas, a Siind  - Sonangol Investimentos  Industriais e a Sonip - Sonangol Imobiliária e Propriedades.

Ainda  no mesmo segmento, mas com um forte  cariz  de responsabilidade social, a Clínica Girassol, uma instituição que presta serviços de saúde e a Academia Sonangol, vocacionada para a educação e formação de quadros.  

De realçar que, no topo de todo este modelo empresarial do grupo Sonangol, está o segmento corporativo e financeiro, que tem como principal ativo, a Sonangol Finance.

Sonangol é também uma importante patrocinadora das artes, esportes e serviços humanitários em Angola e em África.

Destinação das receitas do petróleo[editar | editar código-fonte]

A Sonangol é uma empresa de energia, com a missão de promover a sustentabilidade e o crescimento da indústria petrolífera em Angola, para  garantir maior retorno  ao  Estado Angolano, assegurando a participação das empresas e dos quadros nacionais nas atividades da indústria e o benefício dos resultados gerados em toda a sociedade.

Subsidiárias[editar | editar código-fonte]

  • ESSA
  • Sonangol Imobiliária e Propriedades,
  • MSTelcom
  • Sonangol Holdings
  • Sonangol Distribuidora;
  • Sonangol Logística;
  • Sonangol Shipping
  • SonAir
  • Sonangol Pesquisa e Produção
  • Sonangol Gás Natural;
  • Clinica Girassol;
  • Sonangol Investimentos Industriais - SIIND
  • Sonangol Refinação - SONAREF;
  • Sonangol Comercialização Internacional;
  • Sonangol Finance Limited
  • Sonangol Hidrocarbonetos Internacional
  • Academia Sonangol

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]