Sonic Blast

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonic Blast
250px
Sonic Blast
Produtora Aspect
Editora(s) Sega
Tectoy (versão para Master System; somente no Brasil)
Designer Toshiaki Araki (Programador), Fumikazu Sugawara (Design), Kojiro Mikusa (Som)
Plataforma(s) Game Gear, Sega Master System (Somente no Brasil)
Data(s) de lançamento Game Gear:

Master System:
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Single player
Número de jogadores 1
Classificação Permitido para todas as idades i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)
Média cartucho
Controles Joystick

Sonic Blast (ソニックブラスト, , Sonikku burasuto?) é um jogo de plataforma da série Sonic the Hedgehog desenvolvido pela Aspect e publicado pela Sega para o console Game Gear. Também conhecido como G-Sonic no Japão. Ele foi lançado em dezembro de 1996 para o mercado americano e europeu. A versão japonesa foi lançado um ano depois, dia 13 de dezembro, sendo o último jogo lançado para o sistema Game Gear.[1] .

Uma versão foi lançada para Sega Master System somente no Brasil pela Tectoy em dezembro de 1997.

Sonic Blast foi anos mais tarde compilado juntamente com outros títulos Sonic em Sonic Adventure DX e Sonic Mega Collection Plus, e o demo de suas cenas finais pode ser destravada em Sonic Gems Collection.

Enquanto este jogo estava sendo lançado ao final de 1996 juntamente com o jogo de nome similar Sonic 3D Blast, eles têm pouco em comum. Nenhum inimigo, fase, ou chefes são compartilhados entre eles. Sonic Blast foi o último game de Sonic na plataforma 8-bit, trazendo como personagens principais Sonic e Knuckles.

História[editar | editar código-fonte]

A Master Emerald fragmentou-se em cinco Esmeraldas do Caos. Robotnik percebe a chance de dominar o mundo e monta mais uma vez sua Death Egg. Sonic e Knuckles decidem que para parar os planos de Robotnik tudo o que lhes restam é causar sérios prejuízos às perigosas invenções de Dr. Robotnik e coletar todas as esmeraldas a tempo.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Diferente de Sonic 3D Blast, "Sonic Blast" para Game Gear é um jogo plataforma de tela rolante. Este foi o último novo jogo "Sonic" lançado para o portátil da Sega, e é considerado um dos melhores jogos da era 8-bit (embora não tenha sido muito bem recebido pelo público).

Os dois personagens jogáveis são Sonic the Hedgehog e Knuckles the Echidna. O objetivo do jogo é coletar as cinco Esmeraldas do Caos, em estágios visualmente similares com os estágios especiais de Sonic the Hedgehog 3, mas no entanto, como em Sonic 2, é necessário que Sonic ou Knuckles coletem um número determinado de argolas. As esmeraldas só poderão ser coletadas no segundo ato de cada fase. Terminando um estágio especial no primeiro ato fará com que o jogador ganhe uma vida extra. Similar ao Sonic 3, os estágios especiais podem ser acessados através de grandes argolas escondidas durante as fases comuns.

Assim como Sonic Triple Trouble, quando o jogador é atingido por um inimigo, ele perderá somente algumas argolas ao invés de todas (neste jogos são 10 argolas por lesão). Os movimentos de Sonic são similares ao outros títulos da série, mas ele possui uma habilidade de pulo-duplo que permite que o jogador consiga alcançar maiores alturas, assim como o escudo elétrico em Sonic 3. As habilidades de Knuckles são escalar e planar, como vistos em Sonic & Knuckles.

As placas de fim de ato de Sonic Blast trazem podem trazer bônus, esses bônus são dados quando o personagens passa pela placa final de cada ato, então surge uma imagem referente ao prêmio, cada prêmio é dado de acordo com o dependendo do jogador durante o ato. As imagens são respectivamente: uma imagem de Sonic ou Knuckles, uma argola ou uma imagem do Super Sonic. Esta plaqueta gerou muita confusão entre os jogadores, pois muitos pensavam que Super Sonic era jogável nas fases[2] .

Análise técnica[editar | editar código-fonte]

A novidade significativa desde jogo são os gráficos pré-renderizados, que ficaram famosos no jogo 16-bit Donkey Kong Country da Nintendo. O gráficos renderizados dão uma aparência mais avançada em relação a outros jogos da era 8-bit. Os sprites do personagens no entanto, tomam uma grande porção da tela de jogo. Em relação a outros títulos Sonic, este jogo peca no quesito velocidade, que é uma marca da franquia. O personagem demora para acelerar e tomar velocidade e não atinge grandes velocidades. A movimentação é difícil e os comandos não respondem apropriadamente. Existem diferenças entre as versões para Master System e Game Gear. Na questão gráfica, a versão para Sega Master System, os gráficos e resolução são superiores. Porém no master System, alguns sprites das fases foram esquecidos[3] .

Fases[editar | editar código-fonte]

O jogo possui 6 fases. Cada uma é dividida em atos, sendo em número de 3, no 3° ato se enfrenta o boss.

Green Hill Zone[editar | editar código-fonte]

Sempre presente na franquia. Trata-se de uma fase de clima tropical, com coqueiros e áreas aquáticas.
Chefe: Robotnik com uma nave que atira bumerangues.

Yellow Desert Zone[editar | editar código-fonte]

O ato 1 ocorre num deserto, com dunas, armadilhas. O ato 2, acontece dentro de uma pirâmide, com armadilhas, e passagens ocultas.
Chefe: Robotnik com um robô equipado de uma lança.

Red Volcano Zone[editar | editar código-fonte]

Ocorre no interior de um vulcão, com rios e poças de lava.
Chefe: Robotnik equipado de um robô "pula-pula" que usa socos como forma de ataque.

Blue Marine Zone[editar | editar código-fonte]

Uma base subaquática onde o jogador percorre grandes áreas inundadas e tubos de ar. Para respirar, o jogador deve procurar grandes bolhas de ar.
Chefe: Robotnik usando um mini submarino atirador de arpões.

Silver Castle Zone[editar | editar código-fonte]

Um castelo de metal com teletransportes e armadilhas.
Chefe: Robotnik equipado de uma nave atiradora de raios laser.

Chefe Final[editar | editar código-fonte]

Caso o jogador tenha coletado todas as cinco Esmeraldas do Caos, será possível batalhar com o chefe final do jogo. Ele surge logo após que o chefe da fase Silver Castle Zone é derrotado. Derrotando o último chefe do jogo, é mostrado o verdadeiro final de Sonic Blast.

Chefe final: Robotnik com uma nave com espinhos e atiradora de projéteis elétricos.

Special Stages[editar | editar código-fonte]

O Special Stage é um estágio onde o principal objetivo é coletar as cinco Esmeraldas do Caos. Para acessá-los, é necessário encontrar uma Special Ring. São argolas maiores que o normal, que estão escondidas no primeiro e segundo ato de uma fase. Entrando no estágio especial, o objetivo será coletar 50 argolas. Elas estão no meio do caminho. O personagem correrá sozinho, assim como Sonic 2, podendo mover-se para a direita, esquerda ou pulando. Além das argolas, existem molas que ajudam o personagem a correr e botões no meio do caminho que o desaceleram. Caso o número de argolas seja inferior a 50 no final do estágio, Robotnik surge e rouba a esmeralda.

As esmeraldas só podem ser coletadas no segundo ato. Caso o jogador encontre uma Special Ring no primeiro ato, o prêmio será uma vida extra.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Versão Brasileira: Podemos dizer que o Brasil foi um país muito privilegiado, quanto a era 8 Bits. Sonic Blast para Master System foi somente vendido no Brasil, pois a Tec Toy conseguiu o direito de fazer uma versão do game. Em nenhum outro país, a versão de Master System foi lançada, somente a de Game Gear.

Fases: As fases de Sonic Blast são relacionadas sempre a algum cenário e cor. As fases são: Green, Yellow, Red, Blue e Silver, que são as cores dos cinco fragmentos do jogo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "G Sonic", GHZ - Green Hill Zone (em inglês), Acessado em 22 de Maio de 2010.
  2. "Sonic Blast (Análise Técnica)", Power Sonic (Games), Acessado em 22 de Maio de 2010.
  3. "Sonic Blast (Placas de Fim de Ato)", Power Sonic (Games), Acessado em 22 de Maio de 2010.