Sonora Luise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Sonora Luise (18 de fevereiro de 188222 de março de 1978) foi a responsável pela criação do Dia dos pais.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sonora Louise Smart nasceu em Jenny Lind (Condado de Sebastian, Arkansas), filha do agricultor William Jackson Smart (1842-1919) e sua esposa Victoria Ellen Cheek Smart (1851-1898). William Smart era um membro da artilharia First Light Arkansas e lutou na 1862 Batalha de Pea Ridge, durante a Guerra Civil. A família mudou-se para o Oeste e, finalmente, se estabeleceu perto de Spokane, Washington.

Quando Sonora tinha 16 anos, sua mãe morreu no parto, com seu sexto filho. Sonora era uma das filhas maiores e ajudava seu pai na criação de seus irmãos mais jovens, incluindo o bebê Marshall.

Sonora casou-se com John Bruce (1870-1945), e teve um filho John Júnior, nascido em 1909[1] . Sonora Smart Dodd foi homenageado na Feira Mundial, em Spokane, Washington em 1974. Sonora morreu em 1978, sendo enterrada em Greenwood Memorial Terraço, Spokane Washington, EUA.

História[editar | editar código-fonte]

Sonora queria um dia especial para homenagear seu pai, pois - ao ouvir um sermão da igreja sobre o Dia da Mãe recém-reconhecida - ela percebeu o altruísmo de seu pai que tinha criado seis filhos sozinho. Foi seu pai quem fez todos os sacrifícios e foi, aos olhos de sua filha, corajoso, altruísta e amoroso. O pai de Sonora nasceu em junho, então ela escolheu fazer a primeira comemoração do dia dos pais no dia 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington.

Em 1916, o Presidente Woodrow Wilson veio para Spokane e falou em serviços de Dia dos Pais. O Presidente Calvin Coolidge, em 1924, apoiou a idéia de um dia nacional para os pais. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson declarou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais. Em 1972, o presidente Nixon criou uma observância permanente nacional do Dia dos Pais a ser realizada no terceiro domingo de junho de cada ano.

No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais.

  1. [1] Casamento do filho na FamilySearch