Sopro diastólico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sons cardíacos anormais (em inglês)

O sopro diastólico é um tipo de sopro cardíaco que ocorre durante a diástole do coração.[1]

Ele ocorre devido ao refluxo de sangue das valvas semilunares, aórtica e pulmonar, para os ventrículos esquerdo e direito, respectivamente. Esse refluxo pode ser devido à deficiência das valvas envolvidas.

Causas[editar | editar código-fonte]

Tempo Condição Descrição
Diastólico precoce Regurgitação aórtica O sopro é de baixa intensidade, agudo, melhor ouvido sobre a borda esternal esquerda ou sobre o segundo espaço intercostal direito, especialmente se o paciente se inclina para frente e mantém a respiração em plena expiração. A radiação é tipicamente em direção ao ápice. A configuração é geralmente decrescendo e tem um caractere de sopro. A presença deste sopro é um bom preditor positivo para AR ea ausência deste sopro sugere fortemente a ausência de AR. Um murmúrio Austin Flint é geralmente associado com regurgitação aórtica significativa.
Regurgitação pulmonar A regurgitação pulmonar é mais comumente devido à hipertensão pulmonar (murmúrio de Graham-Steell). É um murmúrio agudo e soprando com uma configuração decrescendo. Pode aumentar em intensidade durante a inspiração e ser melhor ouvido sobre o segundo e terceiro espaços intercostal esquerdos. O sopro termina antes do início da sístole (S1).
Estenose de artéria coronária anterior esquerda Este sopro, também conhecido como murmúrio de Dock, é semelhante ao da regurgitação aórtica e é ouvido no segundo ou terceiro espaço intercostal esquerdo. Uma cirurgia de bypass da artéria coronária pode tratar essa estenose.
Diastólico intermediario Estenose mitral Este sopro é melhor ouvido com a campana do estetoscópio na área do apex (ponta) do coração com o paciente em decúbito lateral. Geralmente começa com um "click" de abertura. Em geral, quanto mais rápido começa o sopro (após a diástole), mais grave é a estenose mitral. Porém, em situações alta demanda cardíaca como a gravidez, uma estenose menos grave pode produzir um sopro forte e rápido.
Estenose tricúspide Melhor ouvido sobre a borda esternal esquerda com caráter de truque e tricúspide abrir snap com ampla divisão S1. Pode aumentar em intensidade com inspiração (signo de Carvallo). A estenose tricúspide freqüentemente ocorre em associação com estenose mitral. As TS isoladas estão frequentemente associadas à doença carcinóide e ao mixoma atrial direito.
Mixoma atrial Os mixomas atriais são tumores benignos do coração. Os mixomas esquerdos são muito mais comuns do que os mixomas diretos e podem causar obstrução da valva mitral, produzindo um sopro médio diastólico similar ao da estenose mitral.
Diastólico tardio Bloqueio cardíaco completo Um breve murmúrio tardio pode ser ouvido, chamado de murmúrio de Rytand. É uma emergência médica urgentíssima.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]