Sopwith Camel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sopwith Camel pertencente ao Museu da USAF

Sopwith Camel foi um avião de caça britânico da Primeira Guerra Mundial. Com asa dupla e apenas um lugar, era famoso por sua manobrabilidade.

Projetado para substituir o Sopwith Pup, o protótipo do Camel (literalmente camelo) vôou pela primeira vez em dezembro de 1916, impulsionado por um motor Clerget 92, com 110 cavalos. Era armado com duas Metralhadoras Vickers .303 pol (7,7 mm) montadas acima do painel de instrumentos e que atiravam em sincronia com a hélice1 .

O avião entrou em serviço em junho de 1917, tendo sido produzidos cerca de 5.500 unidades. Não era um avião fácil de pilotar, mas era bem armado e ágil nas manobras, com controles leves e sensíveis.Foi um dos mais famosos aviões da Primeira Guerra.

Hoje restam apenas sete unidades originais. Existem também algumas poucas réplicas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Sturtivant, Ray and Page, Gordon. The Camel File. London: Air-Britain (Historians) Ltd., 1993. ISBN 0-85130-212-2.
  • Winchester, Jim, ed. "Sopwith Camel." Biplanes, Triplanes and Seaplanes (Aviation Factfile). London: Grange Books plc, 2004. ISBN 1-84013-641-3.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Hélice#Curiosidade Linguística:Tanto na Marinha Brasileira como na Portuguesa, hélice é tratado como sendo do gênero masculino mas em aeronáutica por exemplo, é considerado como feminino.
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.