Sortilégio (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sortilegio
Sortilégio (BR)
logotipo da telenovela
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 41-44 minutos
Criador(es) María Zarattini
Claudia Velazco
País de origem  México
Idioma original (em espanhol)
Produção
Diretor(es) Mónica Miguel
Karina Duprez
Produtor(es) Carla Estrada
Arturo Lorca
Elenco Jacqueline Bracamontes
Willian Levy
Gabriel Soto
Daniela Romo
Santiago Mirabent
David Zepeda
Daniela Luján
Ana Brenda
ver mais
Tema de abertura «Sortilegio de Amor» por (Il Divo)
Tema de
encerramento
«Sortilegio de Amor» por (Il Divo)
Exibição
Emissora de
televisão original
México Canal de las Estrellas
Brasil SBT
Formato de exibição México HD Brasil HD
Formato de áudio México 5.1 Brasil 5.1
Transmissão original México 1 de junho - 9 de outubro de 2009
Brasil 27 de outubro de 2014 - presente
N.º de episódios México 95
Cronologia
Último
Último
Mañana es para siempre
Corazón salvaje
Próximo
Próximo
Programas relacionados Só Você
Acapulco, Corpo e Alma
Bahia de Acapulco

Sortilegio (no Brasil, Sortilégio) é uma telenovela mexicana produzida por Carla Estrada para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas, em 95 capítulos, entre 1 de junho e 9 de outubro de 2009. Durante duas semanas dividiu o horário com os últimos capítulos de Amanhã é Para Sempre, no Canal de las Estrellas, sendo substituída por Coração Selvagem.

É uma adaptação de Tú o nadie, telenovela mexicana original de María Zarattini e produzida em 1985.

A trama foi protagonizada por Jacqueline Bracamontes e William Levy, com a atuação estrelar da primeira atriz Daniela Romo e antagonizada por David Zepeda e Ana Brenda Contreras.

No Brasil, está sendo exibida pelo SBT como inédita desde o dia 27 de outubro de 2014, às 16h15m substituindo a também inédita Meu Pecado.[1] [2]

A Rio Sound, cliente do SBT, iniciou a dublagem da telenovela desde agosto. A empresa deu dicas e enquetes sobre qual telenovela estavam dublando no Facebook antes do SBT a divulgar oficialmente.[3] Sortilégio é a terceira telenovela mexicana transmitida em alta definição pelo SBT, depois de Por ela... sou Eva e A Feia Mais Bela.[4]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Uma história de enganos e traições, onde o ódio que Bruno sente por seu meio irmão Alessandro, o leva a planejar sua morte só para se tornar herdeiro da fortuna do meio-irmão.

Maria José é uma mulher simples que espera ansiosamente o dia de seu casamento com Alessandro Lombardo, sem suspeitar que seu "Alessandro" na verdade é Bruno, o meio-irmão do verdadeiro Alessandro, que herdou uma grande fortuna. Bruno planeja algo terrível: se casar com Maria José utilizando o nome de Alessandro e depois matá-lo para que sua jovem "viúva" herde a fortuna, e como está certo de que ela o ama, tentará fazer com que Maria José lhe dê o dinheiro. Depois do casamento, Bruno ordena o assassinato de Alessandro. Alessandro sofre um acidente e é dado como morto, mas é resgatado por camponeses que o levam ao hospital. Certo de que obteve êxito em seu plano, Bruno tenta convencer Maria José a repartir a herança, mas a garota se assusta e foge. Bruno a segue e obriga Maria José a voltar com ele. Alessandro volta para casa sem se lembrar de sua suposta esposa; apesar de afirmarem que ele possa ter perdido a memória, Alessandro sente que está sendo enganado, mas decide esperar para comprovar suas suspeitas e por isso trata Maria José com gentileza. Com o tempo, Alessandro e Maria José se apaixonam, e ela se vê perdida entre a decisão de contar toda a verdade a Alessandro e colocar em risco a segurança de sua família, ou continuar calada e por em perigo a vida do homem que ama.

Vitória teve um caso com o amigo de seu marido Samuel, Antonio Lombardo, resultando no nascimento de gêmeos: Bruno e Raquel. Antonio também teve um filho, Alessandro, com sua esposa Adriana. Depois de seus respectivos cônjuges morreram, Vitória e Antônio começaram um relacionamento e se casaram. No entanto, eles não disseram a seus filhos que eram meio-irmãos, já que revelaria suas infidelidades. Em vez disso, criaram seus filhos que reconhecerem-se mutuamente como meio-irmãos.

Os anos passam, e Bruno vem a ser um homem irresponsável que não respeita as leis. Alessandro, por outro lado, é muito responsável. Antonio prefere Alessandro a Bruno, e decide que Alessandro deve herdar seu dinheiro quando morrer. Antonio e Vitória vão á uma reunião na escola de Bruno sobre seu comportamento, e lhe é dito que ele foi expulso. Enquanto eles estão deixando o local, eles começam uma discussão e distraído, Antonio prende suas muletas em um buraco. Vitória que está brava com ele por causa de seus argumentos, e continua andando e não ajuda o marido. Quando Antonio tenta se libertar, um homem em uma motocicleta se choca contra ele, e Antonio morre. Vitória torna-se viúva de novo. Algum tempo depois, Fernando, amigo de Alessandro, se apaixona por Vitória, mas seu amor não pode acontecer por causa da diferença de idade .

Dez anos mais tarde, Alessandro volta para ficar com a herança que Antonio deixou, fazendo com que o irmão Bruno tenha um ciúme doentio. Assim, Bruno planeja se livrar de Alessandro e contrata Erik para ajudá-lo a alcançar seu plano. Enquanto isso, uma menina chamada Maria José e sua irmã Paula, vivemos em um Saque - humilde casa - em Campeche , Yucatán. Em suas férias ela conhece um jovem em um bar, e ele se apresenta como Alessandro Lombardo. Ela se apaixona por Alessandro, ele pede a mão dela em casamento, e eles se casam. No dia seguinte, Alessandro afirma ter negócios fora da cidade e vai embora. Enquanto isso, Bruno contrata um motorista de caminhão para colidir com o carro de Alessandro, causando o acidente de carro fora da estrada e todo mundo acredita que Alessandro está morto. A família de Alessandro descobre o casamento em seu nome, e chama Maria José para dar a triste notícia. Arrasada, ela voa imediatamente com a sua irmã, Paula, para a a residência dos Lombardo.

Na reunião familiar, ela descobre que Alessandro era realmente rico. Logo após a reunião da família, ela descobre que na verdade se casou com Bruno, e ele revela seus planos para ela, prometendo cuidar dela se ela compartilhar sua fortuna. Desolada e horrorizada ela deixa de ir para casa, mas Bruno persegue-a para ameaça-la de denuncia seu pai por tráfico de drogas. Maria é forçada a voltar com ele. Mas como Alessandro milagrosamente sobreviveu ao acidente, ele logo volta para casa e descobre que ele é casado com uma mulher que ele nem sequer chegou a conheceu e não sabe nada sobre ela. Embora os médicos e sua família digam a Alessandro que ele tem amnésia , ele sabe que algo está errado e, eventualmente, obriga Maria José contar a verdade. Querendo encontrar uma maneira de ajudá-la (e vendo que Bruno tem sentimentos por ela), Alessandro a mantem ao seu lado e finge estar casado. Com a convivência, eles acabam se apaixonando. Enquanto isso, Bruno, sua irmã Raquel e a amiga dela Maura(que está apaixonada por Alessandro), rejeita Maria José e Paula.

Maria José, por causa de ameaças de Bruno, decide fugir com sua família para a Cidade do México. Don Pedro(pai de Maria José) acha que é um fardo na vida de sua filha, e a deixa, mas pede que Alessandro a resgate de Bruno. Bruno, então, usa Mario Aguirre, fazendo-o parecer inocente e deixando Maria Jose com um cúmplice / amante. Alessandro, cansado das mentiras de Maria José,expulsa Maria José e sua família de sua casa e pede o divórcio. Logo depois, ele descobre que Maria José está grávida, mas decide que os dois precisam de um tempo longe um do outro. Depois de uma curta estadia em Saque, Maria José é esfaqueada nas costas por um intruso, e acaba no hospital. Alessandro, que ainda está apaixonado por Maria José voa para Saque, e descobre que ela precisa de uma transfusão de sangue. Eles descobrem que apenas quem pode ajudar é Bruno, e ele concorda em ajudar com algumas condições. Depois de duas semanas, ela está liberado do hospital, volta a viver com os Lombardos em Mérida, depois de Alessandro convencê-la a ficar com ele e pedir desculpas por tudo.

Depois de algum tempo Alessandro e Maria José se divorciam devido ao acordo que fez com o Bruno, para salvar Maria José da morte. Quando Alessandro e Fernando encontram o juiz que casou Maria José e Bruno, este decide matar o juiz. No momento em que Alessandro e Fernando chegam no cartório, Bruno já havia matado o juiz, o empurrando de uma cachoeira. Sabendo que Bruno tem uma vantagem, eles pegam um barco para chegar à ilha, mas o barco pega fogo e explode. Fernando, Alessandro e um menino ficam presos em uma ilha deserta. Após quatro meses de ausência de Alessandro , Bruno quer dividir sua fortuna com Raquel, mas ele descobre que Alessandro deixou tudo o que tinha para sua ex-esposa. Então,Bruno decide que será o presidente da empresa. Devastada, Maria José decide que quer vender algumas das ações para Maura e sua irmã Lisette. Quando está prestes a assinar, Vitória a chama, e lhe diz para voltar para casa. Quando Maria José chega em casa, ela encontra Alessandro vivo em seu quarto.

Dois meses após o retorno de Alessandro, Bruno bola um novo plano. Ele tem um novo cúmplice, a mãe de Maria José, Helena. Ele pretende sequestrar Maria José, e fazer com que ela perca sua memória, para então casar com ela e dar a Maura a oportunidade de casar-se com Alessandro. Bruno e Maura chamam Maria José para ver uma casa para ela e Alessandro, mas na realidade é uma armadilha. Em seguida, eles, juntamente com a mãe de Maria José, fazem ela acreditar que encontrou sua irmã gêmea, Sandra e que não sabiam dela antes. Porém, Sandra está em coma, e falece por uma overdose de drogas.

Eventualmente Alessandro encontra Maria José , e a leva de volta para casa. Ele começa a tentar fazê-la se apaixonar por ele novamente pois a ama.Alessandro tem uma nova chance de recomeçar e fazer as coisas que nunca chegou a fazer, por causa dos planos de Bruno. Mas ela não se lembra de ninguém e acha que todo mundo está mentindo para ela, mas pouco a pouco a sua memória começa a voltar. Bruno é descoberto depois de tentar atirar em Alessandro, e é forçado a se esconder do FBI. Perante o cenário de manipulações constantes e Bruno e Maura, o casal tentam construir uma vida feliz com seu filho. Enquanto isso, Bruno tem que se esconder da polícia para evitar a prisão. Ele pede a sua mãe para lhe dar dinheiro e ajudá-lo a escapar. Vitória implora a Bruno que se entregue, mas ele se recusa. Alessandro confronta Bruno e eles começam a lutar. Depois de Bruno ameaçar Alessandro com uma arma, Erik dispara a arma em Bruno, que morre instantaneamente. Maura e Helena são presas. Finalmente, Alessandro e Maria José começam a viver como uma família.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Jacqueline Bracamontes interpretou as irmãs gêmeas "María José Samaniego Miranda de Lombardo" e "Sandra Samaniego Miranda"
Willian Levy interpretou o protagonista "Alessandro Lombardo"
David Zepeda interpretou o grande vilão "Bruno Lombardo"
Gabriel Soto interpretou "Fernando Alanis"

Produção[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, Carla Estrada havia convidado Anahí para interpretar María José, mas Anahí recusou,para se dedicar a carreira musical,[3] e o papel acabou ficando para Jacqueline Bracamontes. Diz-se que Salvador Mejía, exigiu que Carla Estrada tirasse a personagem Sandra, irmã gêmea de Maria José (as duas interpretadas por Jacqueline Bracamontes) da história, pois em sua telenovela sucessora de Sortilégio, Coração Selvagem, já haveria gêmeas.

Recepção[editar | editar código-fonte]

No México, Sortilégio foi criticada pelas cenas excessivas de sexo. Já o casal gay dividiu opiniões. Na ocasião, a produtora Carla Estrada justificou que "o mundo está passando por isso, goste ou não", justificando a homossexualidade e a erotização.[1]

No Brasil, antes mesmo da sua estreia pelo SBT, o portal NaTelinha recebeu duas denúncias feitas para o Ministério Público de São Paulo, de telespectadores que enviaram trechos de cenas de insinuação de sexo entre o casal protagonista, sequências com o casal homossexual e até mesmo cenas de insinuação de sexo oral. A Ouvidoria do Ministério Público de São Paulo prometeu repassar todas as cenas para um promotor analisar e concluir se o conteúdo é apropriado para o horário da tarde em um prazo máximo de 30 dias. A assessoria de Comunicação do SBT informou que "a novela será adequada à faixa-horária, sendo assim, todas as cenas que possam comprometer a exibição serão cortadas”.[5]

Audiência no Brasil[editar | editar código-fonte]

A novela estreou no Brasil com uma média de 5 pontos na Grande São Pualo garantindo o segundo lugar a emissora, a sua antecessora Meu Pecado marcou na estreia 5,5 pontos. Ao longo da trama a novela oscila entre 6 e 8 pontos, índices satisfatórios para o horário.[6]

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Premios TVyNovelas 2010[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor telenovela Carla Estrada Nomeada
Melhor atriz Jacqueline Bracamontes Nomeada
Melhor ator William Levy Nomeado
Melhor ator antagonista David Zepeda Ganhador
Melhor atriz principal Daniela Romo Ganhadora
Melhor ator co-protagonista Gabriel Soto Nomeado
Melhor direção de câmera Lino Gama Esquinca Ganhadora
Melhor direção de cena Mónica Miguel
Karina Duprez
Ganhadora

Premios People en Español 2010[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor telenovela Nomeada
Melhor adaptação Nomeada
Melhor atriz Jacqueline Bracamonte Nomeada
Melhor ator William Levy Nomeado
Melhor vilão(a) David Zepeda Nomeado
Melhor revelação do ano Julián Gil Ganhador
Melhor casal Jacqueline Bracamontes
William Levy
Nomeados

Premios Juventud 2010[editar | editar código-fonte]

A telenovela recebeu três nomeações na categoria Novelas destes prêmios. [7]

Categoria Pessoa Resultado
Está ótimo William Levy Ganhador
Menina dos meus sonhos Jacqueline Bracamontes Ganhadora
Melhor tema noveleiro Sortilegio de Amor por Il Divo Ganhador

Premios Bravo 2010[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor ator protagonista William Levy Ganhador[8]
Melhor atriz principal Daniela Romo Ganhadora
Melhor ator principal José Carlos Ruiz Ganhador

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Brasil SBT
Uruguai Canal 10
Nicarágua Televicentro de Nicaragua
Chile Mega (2009)
Chile Telecanal (2012)
Colômbia RCN
República DominicanaTelemicro Canal 5
Peru América Televisión
Argentina Canal 9
Venezuela Venevisión
EquadorGama TV
Paraguai Telefuturo
Polónia TV4
QuéniaCitizen TV
Espanha Antena 3 Canarias/Nova
PanamáTelemetro Panamá
Guatemala Canal 3
El Salvador Canal 2
Porto Rico Univision
Hungria Cool Tv/Sorozat+
Sérvia Pink TV
Bósnia e Herzegovina Pink BH
MontenegroPink M
Croácia Nova TV
Eslovénia POP TV
Eslováquia TV Doma
Roménia Acasa TV
Costa Rica Repretel
BulgáriabTV
Estados Unidos Univisión
Geórgia Imedi Tv
República da Macedónia Sitel TV
Cabo VerdeRed
ItáliaLady Channel
Filipinas Telenovela Channel
Emirados Árabes Unidos Abu Dhabi Al Oula
Nigéria Galaxy TV
Gana Viasat 1

Versões[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Paulo Pacheco (23 de setembro de 2014). SBT exibirá à tarde novela mexicana com casal gay e cenas de sexo UOL Notícias da TV. Visitado em 23 de setembro de 2014.
  2. Sortilégio: A próxima telenovela do SBT Telenoveleiros (29 de agosto de 2014). Visitado em 21 de setembro de 2014.
  3. a b Dani Rigon (30 de agosto de 2014). “Sortilégio” está sendo dublada e poderá ser a próxima telenovela do SBT Coisas de Novela. Visitado em 21 de setembro de 2014.
  4. Piera Colognori (7 de outubro de 2014). Sortilégio: mais uma trama latina estreia no SBT Ti Ti Ti (revista) MdeMulher da Editora Abril. Visitado em 12 de outubro de 2014.
  5. Gabriel Vaquer (23 de setembro de 2014). MP-SP recebe denúncias contra "Sortilégio", novela que o SBT irá estrear NaTelinha UOL. Visitado em 12 de outubro de 2014.
  6. Estreia de Sortilégio coloca SBT em segundo lugar na audiência (em português) OPlanetaTv. Visitado em 28 de outubro de 2014.
  7. Nominados a Premios Juventud 2010 categoría Novelas
  8. Ganadores Premios Bravo 2010 categoría Novelas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]