Línguas soto-tsuana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sotho-Tswana)
Soto-tsuana
Falado(a) em:
Região:
Total de falantes:
Família: Nigero-congolesa
 Atlântico-congolesa
  Volta-congolesa
   Benue-congolesa
    Bantoide
     Bantoide meridional
      Bantu
       Zona S
        Soto-tsuana
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

As línguas soto-tsuana são um grupo de línguas bantus meridionais faladas na África Austral. Incluem a língua tsuana (Setswana), o sepedi (Sesotho sa Leboa), o sesoto (Soto do Sul)[1] e o lozi (Silozi ou Rozi).

O grupo soto-tsuana corresponde ao rótulo S.30 na classificação das línguas da família Bantu de Guthrie (1967-1971)[2] das línguas da família bantu. Como tal, o soto-tsuana inclui um número de variedades de língua que se enquadram dentro deste subgrupo geneticamente aproximados do bantu do sudeste. Estas incluem variedades da língua lozi e numerosas variedades do sepedi.

O lozi também é uma língua soto-tsuana falada na Zâmbia e no nordeste da Namíbia (na Caprivi). Lozi é muito mais distinta das outras línguas soto-tsuana (do que estes são internamente entre si), devido às fortes influências linguísticas da língua luyaana e, possivelmente, outras línguas da Zâmbia e Caprivi. No trabalho de Guthrie – como é hoje amplamente reconhecido[3] –, o lozi fora erroneamente classificada como pertencente ao grupo K.21.

Notas e referências

Notas

Referências

  1. «Significado / definição de sesoto no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». www.priberam.pt. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  2. Guthrie, Malcolm (1967-1971). Comparative Bantu: An Introduction to the Comparative Linguistics and Prehistory of the Bantu Languages (Volumes 1-4). Farnborough: Gregg International, cf. the CBOLD Guthrie name list Arquivado em 30 de novembro de 2006, no Wayback Machine.
  3. Gowlett, Derek (2003). Zone S. In D. Nurse & G. Philippson (eds.), The Bantu Languages, 609-638. Londres: Curzon/Routledge

Ligações externas[editar | editar código-fonte]