Source (motor de jogo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Source Engine
Desenvolvedor Valve Corporation
Plataforma Microsoft Windows
Mac OS X
Linux
PlayStation 3
Xbox
Xbox 360
Lançamento junho de 2004 (10 anos)
Escrito em C++
Gênero(s) Motor de jogo
Licença Proprietária
Página oficial source.valvesoftware.com

Source é o nome dado ao motor gráfico criado e desenvolvido pela Valve Corporation, na qual apresenta recursos inovadores e que estão ainda sendo implantados a todos os jogos recentes da empresa.[1]

A engine Source estreou com o lançamento do título Counter-Strike: Source em Junho de 2004, seguido por Half-Life 2, o qual estava em desenvolvimento desde 1999.

Alguns jogos com essa tecnologia são o Half-Life 2, incluindo Half-Life 2: Lost Coast, Half-Life 2: Episode One e Half-Life 2: Episode Two.

Este também inclui a implementação dos recursos do motor gráfico nos clássicos jogos da Valve, como Half-Life, sendo assim, intitulados Half-Life: Source, Counter-Strike: Source e Day of Defeat: Source.

Jogos como o Team Fortress Classic também ganharam esta tecnologia e tal jogo ganhou uma segunda versão, intitulada Team Fortress 2, por suas incríveis inovações e recursos.

Principais tecnologias[editar | editar código-fonte]

Como a Engine Source é um motor de jogo bem avançado, este inclui aprimoramentos muito avançados no gráfico e com renderização altamente realistica e considerável.

Algumas dessas tecnologias são:

Críticas[editar | editar código-fonte]

Uma das mais conhecidas ferramentas de desenvolvimento de software da Valve, Source SDK, fora também criticada por muitos por ser desatualizada e difícil de usar.

A Valve recentemente anunciou que irá desenvolver para o Source novos kits de desenvolvimento de software, permitindo que seu uso seja mais eficiente e mais rápido, para criação de mods e animações, por exemplo.

Half-Life: Source não possui, exceto alguns efeitos básicos e realistas da engine Source. Por isso, o jogo fora criticado por muitos, pois a Valve poderia melhorar ainda mais o título Half-Life com esta tecnologia.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Alguns jogos contendo esse motor gráfico são:

Referências

  1. Valve on Source and studio culture www.develop-online.net. Visitado em 13 de maio de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre motor de jogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.