Sousas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

Sousas é um dos quatro distritos pertencentes a cidade de Campinas, no estado de São Paulo.

Está localizado na região leste do município, a aproximadamente dez quilômetros do Centro.

Embora integre um município e uma região de expressiva produção industrial, o distrito manteve quase que intactas características de vila rural, cidadezinha que nasceu ou cresceu à sombra dos cafeeiros. O ciclo do café deixou fincadas em solo campineiro e paulista as bases, a infra-estrutura e as condições para a implantação de indústrias, mas o distrito, no entanto, permaneceu meio que protegido desse processo, quase que esquecido.

Apesar de a industrialização não ter alcançado direta e expressivamente Sousas e Joaquim Egídio, esses núcleos satélites também se beneficiaram do processo, tanto pela oferta de trabalho para seus habitantes no município e na região, como pela arrecadação de recursos financeiros. Esses recursos, uma vez distribuídos, redundaram em infra-estrutura, saneamento básico, calçamento, acesso rápido ao centro de Campinas, iluminação pública, escolas, uma ótima qualidade de vida, enfim.

O preço da terra por estas bandas, o relevo acidentado e a vocação rural fizeram com que a ocupação do solo e a expansão urbana fossem mais difíceis e lentas. Tudo isso resultou numa espécie de cultura diferenciada do resto de Campinas. Ficaram intactos o modo de vida interiorano, valores esquecidos e sotaques. A população dos distritos é uma mescla de descendentes de imigrantes - sobretudo italianos - alguns descendentes de escravos das antigas fazendas de café e migrantes mineiros e paranaenses.

Geograficamente o distrito se assenta nos limites entre o escudo cristalino do Planalto Meridional e o início da depressão periférica de São Paulo, na faixa sudeste do estado. A Serra das Cabras, ponto culminante do município de Campinas, nada mais é que uma porção avançada do Maciço da Mantiqueira. O clima é próprio de montanhas e no inverno há uma diferença de temperatura de até 2ºC mais baixa em relação à temperatura de Campinas.

Como distrito, Sousas está sob a administração do prefeito de Campinas. No entanto, tem seu subprefeito, indicados por aquele.

Lá é um lugar com muitos condomínios residenciais como o: Caminhos de San Conrado.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.