Soyuz 18a

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Soyuz 18a
Informações da missão
Sinal de chamada Урал (Ural)
Número de tripulantes 2
Lançamento 5 de Abril de 1975
11:04:54 UTC
Baikonur LC1
Aterrissagem 5 de Abril de 1975
11:26:21 UTC
Montanhas Altai
Duração 21m 27s
Navegação
Soyuz 17
Ficheiro:Soyuz 18 mission patch.png Soyuz 18

Soyuz 18a foi uma missão espacial Soyuz lançada pela União Soviética em direção à estação espacial Salyut 4, mas que não foi capaz de atingir a órbita terrestre devido a um problema durante o lançamento.

Tripulação

Acidente

A missão Soyuz 18 tinha o objetivo ser a segunda missão a levar cosmonautas até à estação espacial Salyut 4. Ambos os cosmonautas estavam em sua segunda missão; haviam voado sua primeira missão juntos na Soyuz 12 em Setembro de 1973 para testar as modificações na nave Soyuz depois do desastre da Soyuz 11.

O lançamento proseguiu de acordo com o planejado até aos 288.6 segundos de voo, a uma altitude de 145 quilômetros, quando o segundo e terceiro estágios do foguete começaram a separação. Apenas três de seis travas que prendiam os estágios se soltaram, e o terceiro estágio disparou com o segundo estágio ainda acoplado. A propulsão do terceiro estágio quebrou as travas restantes, liberando o segundo estágio porém desviando o foguete do seu trajeto programado. Aos 295 segundos, o desvio se tornou tão pronunciado que se tornava impossível corrigir e foi aí que o sistema automático de segurança separou a Soyuz do terceiro estágio, separando depois o módulo de reentrada do resto da astronave.

No momento em que o sistema de segurança iniciou a separação, a Soyuz já estava orientada para a Terra, o que acelerou a reentrada. Ao invés da aceleração pré-calculada numa situação de emergência estimada em 15 G (147 m/s²), os cosmonautas sentiram uma aceleração de 21.3 G (209 m/s²). Apesar da sobrecarga muito alta, os paraquedas de aterrissagem abriram e desaceleraram a nave para um aterrissagem bem sucedida após um vôo que demorou no total um pouca mais de 21 minutos.

A cápsula terá aterrado numa área rochosa do noroeste da China, menos de uma milha (1.6 km) da fronteira com a Mongólia, a cerca de 50 milhas (80 km) da União Soviética. A dupla foi evacuada por um helicóptero soviético algumas horas após a aterrissagem, sem a China haver sido notificada. No tempo de Leonid Brezhnev não era comum a divulgação de nada sobre as falhas espaciais soviéticas, desse modo a primeira publicação sobre a realidade do vôo não havia sido feita até 1983 no jornal do Exército Vermelho Bandeira Vermelha.

O vôo da Soyuz 18a foi o único caso de acidente com foguetes a uma alta altitude. A missão é referida nas literaturas como Soyuz 18-1 ou Soyuz 18a, pois a missão Soyuz seguinte também foi nomeada 18, para disfarçar o acidente.

Parâmetros da Missão

Ver também