Soyuz 33

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Soyuz 33
Insígnia da missão
Soyuz 33
Informações da missão
Sinal de chamada Saturno
Número de tripulantes 2
Lançamento 10 de Abril de 1979
17:34:34 UTC
Baikonur LC1
Aterrissagem 12 de Abril de 1979
16:35:40 UTC
320 km SE de Dzhezkazgan
Órbitas 31
Duração 1d 23h 1m 6s
Navegação
Ficheiro:Soyuz 32 mission patch.png Soyuz 32
Soyuz 34

Soyuz 33 foi uma missão do programa espacial soviético Intercosmos à estação orbital Salyut 6, que levou ao espaço o primeiro cosmonauta búlgaro e durou apenas dois dias, devido a problemas no sistema de acoplagem da nave com a estação.

Tripulação

Parâmetros da mssão

Pontos altos da missão

  • Falhou ao acoplar na Salyut 6 devido a falha no motor principal.
  • Aceleração na reentrada de 10 G (98 m/s²).

Descrição da missão

Falhou na tentativa da acoplar na Salyut 6. Disparou seu motor principal enquanto se aproximava a cerca de 4 km da estação. O processo de queima, o sexto do voo, deveria ter durado 6 segundos, porém o motor desligou-se após 3 segundos. O sistema de acoplamento Igla também se fechou. O grupo Proton abordo da Salyut 6 relatou chamas sendo disparadas pelos lados do motor principal, através do motor reserva, no momento em que o motor parou.

A acoplagem foi cancelada e a Saturn preparada para retornar para a Terra. O motor reserva disparou, porém não desligou ao fim da queima planejada de 188 segundos. Rukavishnikov, incerto se o motor operava com a propulsão correta, determinou que ia deixar que ele queimasse por 25 segundos adicionais antes de desligá-lo manualmente. Como resultado, a Soyuz 33 realizou uma trajetória balística íngreme com uma aceleração de cerca de 10G (98 m/s²). Devido ao fato do módulo de serviço ter sido descartado após a queima para saída de órbita, o exame do motor defeituoso não era possível. O grupo da Soyuz 33 teria que trocar sua nave pela Soyuz 32.

Ver também